O Governador João Doria anunciou hoje (17/3), a antecipação da vacinação contra COVID-19 para idosos com idade entre 72 e 74 anos, em todo o Estado de São Paulo.
Pela previsão inicial, essas faixas-etárias começariam a receber a primeira dose somente na próxima segunda-feira. Estima-se um total de 730 mil pessoas nelas, que poderão receber a primeira vacina ainda neste mês.
Desde a última segunda (15/3), idosos de 75 e 76 anos começaram a ser vacinados em todo o estado. Para essas duas faixas são cerca de 420 mil pessoas que poderão receber a primeira dose em todos os 645 municípios de São Paulo.
Vacina Já
O pré-cadastro no site Vacina Já economiza 90% no tempo de atendimento para imunização. O formulário eletrônico leva cerca de um minuto para ser preenchido. Já nos postos de vacinação, em média, a coleta de informações leva cerca de dez minutos.
A ferramenta ajuda a agilizar o atendimento e a evitar aglomerações. Não é um agendamento e o uso não é obrigatório para receber a vacina, mas utilizá-la contribui para melhorar a dinâmica dos serviços de saúde e o atendimento à população.
O pré-cadastro pode ser feito por familiares de idosos ou de qualquer pessoa que integra os públicos previstos na campanha de vacinação.
Vacinômetro
Os números da vacinação no estado podem ser consultados no Portal do Governo de São Paulo, no vacinaja.sp.gov.br/vacinometro/ . O Vacinômetro aponta, em tempo real, quantas pessoas já receberam a primeira e a segunda dose da vacina, inclusive com dados individualizados de cada cidade. A ferramenta também mostra o quantitativo de doses enviadas aos municípios.