
A cidade de Mauá, na Grande São Paulo- que segundo o mapa de expectativa da Fudação Seade terá, em 1 de julho de 2019 cerca de 54.975 idosos- recebeu o Fórum Paulista de Conscientização do Envelhecimento, na última quinta-feira, dia 26 de julho.
O evento foi organizado com o apoio do Conselho Municipal do Idoso de Mauá, presidido pela assistente social, Diva Alves da Silva e da Secretaria de Promoção Social, capitaneada por Rosi de Marco e da Faculdade Fama, que cedeu seu auditório. Contou com a colaboração da psicóloga Solange Zilli, que trabalha na Secretaria de Promoção Social e que tem especialização em Gerontologia.
Além de apresentar o Fórum Paulista- criando há pouco mais de um ano- o encontro foi planejado para propor que Mauá e cidades do seu entorno também passe a integrar a rede que está sendo formada para trabalhar pela implantação do Artigo 22 do Estatuto do Idoso. Lei há 15 anos, a norma federal estabelece a inserção de conteúdo sobre envelhecimento na rede de educação.
Desde 2008 existe uma recomendação do Conselho Estadual de Educação de São Paulo para que ela seja implementada, mas nunca saiu do papel. Oficialmente as iniciativas que existem em várias escolas quase sempre partem de professores interessados no assunto e nunca por determinação da Secretaria Estadual da Educação.
Professores da Delegacia de Educação de Mauá participaram do Fórum Paulista de Conscientização do Envelhecimento e relataram exemplos de atividades realizadas com crianças e adolescentes, que estão sendo desenvolvidas na própria cidade e em algumas vizinhas, para promover de forma criativa o ensino sobre o processo de envelhecimento humano.
