

O Fórum Paulista da Sociedade Civil de Conscientização do Envelhecimento criado, em julho de 2017, com a proposta de ser um espaço colegiado que una a representação de vários segmentos que atuam com a pessoa idosa, para o trabalho de pautas comuns, realizou na quarta-feira, dia 27 de setembro, o seu 2º Encontro, na Capital.
Contou com a presença de 156 pessoas de diferentes regiões da cidade, representantes de 11 cidades do Interior de São Paulo e 1 assistente social de Roraima. De São Paulo estavam pessoas de: Caraguatatuba, Diadema, Guarulhos, Itapecerica da Serra, Mauá, Mogi Guaçu, Presidente Bernardes, Presidente Prudente, São Paulo São Simão e Sorocaba.
Durante a programação foram apresentadas as propostas que justificaram a formação do Fórum Paulista da Sociedade Civil de Conscientização do Envelhecimento. Uma retrospectiva das principais leis e movimentos criados em favor dos idosos no Brasil, nos últimos anos. Um relato dos encontros já realizados do Fórum Paulista.
A Carta de Princípios– inicialmente proposta pela Comissão Provisória do Fórum– foi aprovada pela plenária com emendas. Foi anunciado o calendário das próximas reuniões.
No final do encontro a maioria dos presentes considerou que ele teve um saldo bastante positivo. Foram conquistadas novas adesões para ampliar a Comissão Provisória. Ficou combinado que no próximo encontro na Capital, marcado para 25 de novembro, será apresentado um fluxograma de trabalho, para nortear os encontros de 2018.
Por ter sido realizada no dia que tradicionalmente é aberta a Semana do Idoso, em todo o país, essa segunda reunião do Fórum Paulista ganhou um formato mais festivo, para também aproveitar a ocasião e fazer justas homenagens.
Distinção
O 2º Fórum Paulista da Sociedade Civil de Conscientização do Envelhecimento foi aberto com uma bela apresentação musical. Tarcísio Lessa, de 80 anos, morador há dois anos do Lar Madre Regina, mantido pela Congregação Santa Catarina cantou três músicas. Ele foi cantor da noite, como o meio artístico se refere aos profissionais que se apresentam em casas de show noturnas. Gosta de cantar e ficou alegre ao perceber o quanto a plateia gostou da sua apresentação. Ele é pai de dois filhos e tem uma neta.
Ele foi acompanhado ao violão por Gerson Ribeiro Magalhães, administrador do Lar Madre Regina, da Congregação Santa Catarina, conselheiro do Conselho Estadual do Idoso, conselheiro do Conselho Municipal de Assistência Social de Guarulhos e membro da Comissão Provisória do Fórum Paulista de Conscientização do Envelhecimento.
Homenagens
Três idosas foram homenageadas pelo Fórum Paulista com uma placa de prata, pela dedicação de décadas em favor da qualidade de vida dos idosos. Cada uma atuando de forma diferenciada.
Maria do Socorro Alves, Terezinha Bezerra de Lima e Zally Pinto Vasconcellos de Queiroz.
Comissão Provisória
A Comissão Provisória montada no primeiro encontro em julho foi apresentada. Nesse segundo encontro mais seis pessoas.
Próximos encontros
Dois encontros estão marcados para serem realizados ainda em 2017.