

O Fórum Paulista de Conscientização do Envelhecimento realizou na última sexta-feira, 29 de junho, mais um encontro na sua caminhada de apresentar para lideranças de idosos e entidades que atuam no segmento, a necessidade de exigir o cumprimento do Artigo 22 do Estatuto do Idoso, que determina a inclusão de conteúdo sobre envelhecimento na rede escolar de ensino.
Duas leis federais que – há mais de 15 anos- estabelecem o ensino do tema não estão sendo obedecidas pelas escolas de São Paulo, nem nas estaduais, nem nas municipais, tão pouco nos colégios da rede privada.
A determinação está no texto da Política Nacional do Idoso, de 1994, no Estatuto do Idoso de 2003 e fez parte dos debates de todas as Conferências Estaduais do Idoso, dos últimos anos.

O encontro foi recepcionado pelo Fórum Popular do Idoso de Guarulhos, coordenado pela psicóloga Zina Costa, diretora do Instituto Acolher que trabalha em parceria com a Prefeitura de Guarulhos. Contou com a presença do Secretário de Assuntos Difusos de Guarulhos, o vereador Lameh Smeili, que criou a Subsecretaria de Políticas para o Idoso, atualmente coordenada por Walid Mahmud Said Shuqair, que trabalhou na Secretaria de Esportes de São Paulo, na gestão do Prefeito Fernando Haddad e chegou a assumir a Secretaria no final daquela gestão.
O Fórum Paulista de Conscientização para o Envelhecimento contou novamente com as importantes participações que estão apoiando esse trabalho em prol da implantação do Artigo 22 na estrutura educacional do Estado de São Paulo.
