

Está agendado para o próximo dia 6 de março de 2015, no Centro Esportivo Rubens Lordelo, mais conhecido como Balneário do Cambuci uma reunião do Fórum do Idoso do Cambuci.
Para contar um pouco sobre esse que é o mais novo Fórum para Idosos da cidade de São Paulo, o Jornal da 3ª Idade conversou com Fátima Hiroto, uma das suas fundadoras.
Jornal da 3ª Idade – Quando foi criado o Fórum do Idoso do Cambuci?
Fátima Hiroto – O Fórum do Idoso do Cambuci é muito recente. Ele foi criado em setembro de 2014. A reunião do dia 6 de março será o nosso sexto encontro. Ele surgiu em consequência da nossa luta pelo retorno das atividades físicas existentes no Polo Cultural da Terceira Idade José Lewgoy, no Cambuci. Nessa nossa luta tomamos conhecimento do quanto somos ignorantes em relação aos nossos direitos e do quanto já temos à nossa disposição e não temos conhecimento. Nosso intuito é abrirmos “essa porta”´ para todos os idosos da comunidade, para que eles tomem ciência do que já possuem, do que pode ser melhorado, do que podem reivindicar, tendo assim um espaço na comunidade onde têm voz.
Jornal da 3ª Idade – Quem pode frequentar o Fórum?
Fatima Hiroto- O Fórum é do Idoso e para o Idoso. O idoso será sempre o foco do nosso trabalho, mas está aberto para os jovens também. Costumamos dizer que o jovem de hoje será o idoso de amanhã e nos dias de hoje, na maioria das famílias, existe pelo menos um idoso e isso implica na convivência de gerações. Por outro lado, se hoje temos direitos garantidos, nós devemos a quem lutou por eles para podermos usufruí-los hoje. Assim, da mesma forma, compete a nós -jovens e idosos- continuarmos essa luta para no futuro nossos filhos e netos terem também seus direitos garantidos e ampliados.
Jornal da 3ª Idade – Como o Fórum do Idoso do Cambuci está atuando para encaminhar suas reivindicações aos poderes públicos?
Fatima Hiroto -Temos a orientação e apoio do GCMI- Grande Conselho Municipal do Idoso, de vereadores da Câmara Municipal de São Paulo, do Conselheiro Participativo da Região e de pessoas experientes e que estão engajadas na luta pelos idosos.
Jornal da 3ª Idade – Quais as principais pautas para 2015?
Fatima Hiroto- Teremos em dezembro, em Brasília, a 4ª. Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa. Estamos nos preparando para os debates que devem ser feitos para as respectivas conferências que a antecedem: a Conferência Municipal de São Paulo, que ainda não tem data marcada e a Conferência Estadual, que será em setembro.