EUA realizaram dia 13/7 a Conferência da Casa Branca sobre Envelhecimento

A Conferência da Casa Branca sobre Envelhecimento de 2015 foi realizada ontem, dia 13 de julho, depois de um ano de um trabalho de várias pré-conferencias e cinco conferências regionais em todo o país.

Aberta pelo Presidente Barac Obama, ela coincidiu com as comemorações dos 50 anos da legislação de criação dos programas Medicare e Medicaid, que prestam cuidados de saúde para os idosos e os pobres.

Presidente Obama durante a sexta conferência na Casa Branca sobre o envelhecimento, um evento que acontece uma vez por década.
Presidente Obama durante a sexta conferência na Casa Branca sobre o envelhecimento, um evento que acontece uma vez por década.

“Quando vencemos a Segunda Guerra Mundial, quase todo mundo chegou em casa e teve o seu bebê. Agora a cada dia quase 10 mil desses bebês completam 65 anos de idade. Muitos desses não pouparam o suficiente para a aposentadoria. Há um monte de gente aqui fora que trabalha muito, muito duro, mas no final do dia apenas ainda não têm o suficiente para um ninho de ovos e na economia de hoje, ficou mais difícil se preparar para a aposentadoria, disse o Presidente Obama.

Obama também elogiou regras propostas pelo Ministério do Trabalho, no começo do ano, que mudaram determinações antigas para ajudar idosos perto de se aposentar e não tem recursos para parar de trabalhar.

A Conferência 2015-   A Conferência sobre Envelhecimento acontece a cada 10 anos. Para a de 2015 foram feitas regionais em Tampa, Flórida, Phoenix, Arizona, Seattle, Washington, Cleveland, Ohio, e Boston, Massachusetts.

A prioridade dos fóruns foi conseguir representação de todos os segmentos da sociedade: advogados, profissionais de saúde, especialistas e líderes locais. Mesmo os mais jovens, desde que ligados a algum trabalho com idosos tinham direito a participação.

Para incentivar o maior número possível de participantes a comissão organizadora usou e abusou das mídias sociais e mudou a forma de inscrição para a Conferência.

Um dos cinco fóruns prévios realizados por todo o país.
Um dos cinco fóruns prévios realizados por todo o país.

Desta vez não foram determinados delegados específicos com direito a voto. Desde junho de 2014 todas as pessoas que queriam participar podiam se inscrever pela Internet e acompanhar os trabalhos pelas mídias sociais.

Alguns temas considerados mais importantes, algo semelhante aos eixos que as nossas conferências estão debatendo em todo o país foram sugeridos, mas qualquer inscrito poderia colocar em pauta outros. Os temais mais apontados até uma semana antes da conferência passavam a ser incluídos entre os mais importantes.

Obama 7Os temas colocados inicialmente pela comissão organizadora foram:

– Segurança da aposentadoria, que não seja a ser a exigência de aumento como precisamos requer aqui, mas a garantia de manutenção de um conjunto de garantias que os aposentados de lá têm há décadas;

Obama– Serviços de longo prazo e suportes continuam a ser prioridade. A maioria dos americanos mais velhos preferem permanecer independente na comunidade à medida que envelhecem. Eles precisam de apoios a fazê-lo, incluindo uma rede de prestação de cuidados e força de trabalho bem suportado. São serviços como atendimento domiciliar não só aos muito doentes, mas todos que passam mal ou mesmo receber alimentação quando não estão em condição de fazer sua própria refeição;

– A violência contra o idoso também estava entre os eixos mais importantes. A Lei Elder Justiça que foi promulgada como parte da Affordable Care Act, vem sendo relaxada nos últimos anos;

Interatividade

Para todos os americanos foi disponibilizado um aplicativo- o StoryCorps- aonde qualquer pessoa pode para gravar uma entrevista com um adulto mais velho em sua família ou comunidade. Carregar a entrevista para arquivá-lo na Biblioteca do Congresso e compartilhá-lo em mídias sociais usando a hashtag #WHCOA.

A Conferência dos Idosos dos Estados Unidos também lançou um desafio com o tema Complete a frase. A pessoa tinha que baixar um formulário na página da Conferencia 2015, que estava em PDF e completar a seguinte frase: “Envelhecer está ficando melhor porquê ………..”? e depois enviá-lo através do usando #WHCOA.

Todo o país numa só conferencia

Mesmo abrindo para quem quisesse participar seria impossível abrir muitos nas dependências da Casa Branca e para que todos se sentissem como participantes reais do evento foi sugerida uma saída bem americana: fazer a Festa Relógio em 13 de julho. Assim no mesmo dia vários grupos de terceira idade e associações de aposentados de todos os Estados Unidos estariam participando assistindo junto a conferencia que foi toda transmitida ao vivo. As pessoas das Festas Relógio podiam mandar suas observações, questões de ordem e moções que imediatamente e eram registradas na sequência. Foi como estar sentado na primeira fila.

10305958_1089108527769818_351401571818013850_nNo final da tarde de ontem a comissão organizadora agradeceu todo o esforço e informou que as conferencias agora terão um evento anual e já disponibilizou o site para colher inscrições e propostas para o novo encontro em Washington, de 20 a 24 de março.