Hoje, no Cine Caixa Belas Artes em São Paulo, é a pré-estreia de Coragem! As muitas vidas do cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, um documentário do jornalista Ricardo de Carvalho, que acompanhou por muitos anos a atuação do mais importante cardeal brasileiro do Século XX.
Esse é o primeiro documentário sobre D. Paulo que, por toda a sua história de vida, vem sendo considerado o mais importante cardeal brasileiro do século XX. O Cardeal Arns foi arcebispo de São Paulo de 1970 a 1998. Ele dedicou sua vida religiosa ao trabalho pelos mais pobres e excluídos, lutou contra a ditadura militar e a favor dos Direitos Humanos.
Foi D. Paulo Evaristo Arns que criou o primeiro trabalho pastoral com idosos no Brasil, com a Pastoral da Terceira Idade de São Paulo. Quando sua irmã, a médica sanitarista Zilda Arns resolveu criar a PPI – Pastoral da Pessoa Idosa, ele foi fundamental para mais essa realização que atualmente- mesmo depois da partida dos dois- cresce a cada dia em todo o Brasil.
“Dom Paulo está fazendo muita falta neste país conflagrado”, declarou o diretor do filme, o jornalista Ricardo Carvalho com mais de 30 anos de profissão, que trabalhou no jornal Folha de S. Paulo, na TV Cultura, na TV Globo e nos últimos anos vem realizando projetos independentes através da sua produtora. Ele também é autor de dois livros sobre a vida de D. Paulo: “O Cardeal e o Repórter” e “O Cardeal da Resistência – As muitas vidas do cardeal Dom Paulo Evaristo Arns”.
O material do filme foi um verdadeiro garimpo entre os muitos colaboradores de D. Paulo Evaristo e apresenta ao público muitas informações inéditas e algumas que só eram de conhecimento de alguns poucos jornalistas, que na época dos acontecimentos nem podiam publicar devido a censura que a imprensa sofria nos “anos de chumbo”.
Entre as revelações, o público saberá sobre o encontro de D. Paulo com o general Emílio Garrastazu Médici (presidente do Brasil entre outubro de 1969 e março de 1974); a correspondência de Dom Paulo com Fidel Castro; as visitas aos porões da ditadura militar em busca de presos, e reuniões em Brasília em busca de desaparecidos.
Três meses antes de morrer, D. Paulo assistiu a uma das versões quase prontas do filme. Ricardo lembra da emoção do ‘cardeal da esperança” ao abraçá-lo e a Ivo Herzog, diretor do Instituto Vladimir Herzog, que apoiou a realização do filme.
“Coragem”! tem roteiro e direção de Ricardo Carvalho e narração de Paulo Betti; produção da TVM-documentários.
Coragem! As muitas vidas de Dom Paulo Evaristo Arns
Documentário de Ricardo Carvalho
Produção: TVM-documentários; apoio Instituto Vladimir Herzog