
A ADJ Diabetes Brasil promoverá de 11 a 13 de novembro, das 11 às 17 horas, no Mesanino C, na Estação República do Metrô, no Centro da capital, em São Paulo, informações sobre Diabetes e testes de glicemia.
A campanha é para lembrar o Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro. Quem passar pelo atendimento vai receber orientação de locais e telefones de onde os interessados podem buscar serviços de ajuda, depois do evento.
Brasil 4º país mais Diabético do Mundo
O Brasil é o quarto país com maior número de diabéticos do mundo, segundo o International Diabetes Federation (IDF). São 14,3 milhões de brasileiros afetados, segundo o Ministério da Saúde.
A falta de informação das pessoas é o maior problema. Muitas pessoas que já são portadoras não entendem que podem levar uma vida normal, se mantiverem as medicações controlada e fazendo atividade física. Também falta informação para a sociedade em geral dos riscos de adquirir Diabetes por hábitos errados, como alimentação sem qualidade e sedentarismo.
Idosos aumentam entre os Diabéticos
Existem dois tipos principais de diabetes: o tipo 1, que geralmente aparece na infância ou adolescência, e o tipo 2 que se manifesta, na maioria dos casos, em pessoas acima dos 40 anos.
O tipo 2 está relacionado a desequilíbrios metabólicos que fazem com que o corpo fique resistente a insulina e deixe de utilizá-la corretamente. Assim a glicose deixa de entrar nas células para ficar acumulado no sangue. Também é possível que ela surja quando o pâncreas não consegue produzir a insulina necessária para o corpo. Esse tipo é o que mais afeta os idosos, em geral causada por uma rotina de vida pouco saudável.
Dados de diabetes no Brasil
O Brasil atualmente tem 14,3 milhões de pessoas com diabetes
-
a metade das pessoas com diabetes não sabe que tem o problema
-
Isso representa 9,4% da população brasileira
-
Atualmente morrem 700 pessoas devido ao diabetes no Brasil
Dados de diabetes no mundo
-
Um em cada 11 adultos tem diabetes no mundo (415 milhões de pessoas)
-
Um em cada dois adultos com diabetes ainda não foi diagnosticado
-
12% das despesas com saúde no mundo é gasto com diabetes (USD 673 bilhões)
-
Em 2040 a IDF estima que serão 642 milhões de pessoas com diabetes e as despesas serão superiores a USD 802 bilhões
-
Diabetes é a principal causa de cegueira, falência renal e amputações de membros inferiores
-
A mortalidade devido ao diabetes é maior do que o HIV/AIDS, tuberculose e malária somados. Ou seja, uma morte a cada seis segundos.