Engenheiro e Médico de MG produzem documentário com idosos sobre vida ativa

SONY DSC
Lançamento do documentário na Unibes, em São Paulo. Foto: jornal3idade.com.br

O documentário Viver Ativo e Saudável” apresentando o depoimento de profissionais que trabalham com as questões do envelhecimento e de pessoas muito idosas, foi lançado na tarde do domingo 21 de outubro, na Unibes Cultural, na Zona Oeste da Capital, em São Paulo.

Produzido pelos mineiros João Ernani Antunes, formado em Engenharia de Alimentos e pelo médico geriatra Rafael Pacheco Terra, com patrocínio do Laboratório Aché, o filme quer motivar as pessoas a se tornarem ativas e saudáveis e viver mais e melhor e de forma independente.

O filme, com duração de 39 minutos, apresenta reflexões em torno de temáticas como qualidade de vida, bem-estar, longevidade, saúde, realização profissional e pessoal, e traz, entre os entrevistados, especialistas nas mais diversas áreas, como educador financeiro e físico, professora de yoga, nutricionista, psiquiatra, médicos geriatra.

A artista plástica Yara Tupynambá de 86 anos é uma das entrevistadas. “Envelhecer é a ciência de se continuar gostando da vida”, afirma.

No final dessa apresentação inaugural eles falaram para o Jornal da 3ª Idade.

Jornal da 3ª Idade – Qual foi a motivação parta fazer esse documentário?

João Ernani Antunes-  A principal importância desse documentário é mostrar diversos profissionais defendendo que é possível as pessoas chegarem bem aos 100 anos de idade. Pegamos pessoas que já são centenárias ou estão próximas e que estão vivendo bem, mesmo com a idade avançada.

Dr. Rafael Pacheco Terra– O filme mostra nos vários depoimentos que é possível a pessoa envelhecer sendo feliz. Tanto as pessoas idosas, quanto as mais nova vão poder buscar ajuda de profissionais que ajudem a trilhar esse caminho de viver ativo e saudável. As pessoas podem começar isso a qualquer idade.

Jornal da 3ª Idade – Como o trabalho de vocês está inserido no movimento dos idosos de Belo Horizonte, em Minas Gerais?

João Ernani Antunes– Nosso trabalho é mais online. Temos uma web com artigos voltados para essa direção do envelhecimento ativo. Fizemos dois congressos online que foram crescentes.

Jornal da 3ª Idade – Durante a apresentação do trabalho o senhor citou várias vezes as ILPI de belo Horizonte. Como elas estão trabalhando os idosos com atividade física?

Dr. Rafael Pacheco Terra– Em Belo Horizonte eu trabalho com ILPI há 12 anos e elas estão cada dia mais aumentando e também ampliando os atendimentos. Tem três ILPI que já tem o serviço de Pilates dentro das casas de idosos. Os pacientes que chegavam de cadeira de rodas hoje estão andando de novo. O atendimento tem que ser amplo, com vermificação, com atualização de vacinas, com suplementação é um trabalho constante.

Jornal da 3ª Idade – Como as pessoas terão acesso ao filme? Terão permissão para reproduzir?

João Ernani Antunes– Nós vamos postar no Youtube em breve. Quem quiser receber agora é só solicitar pelo site www.ativoesaudavel.com.br