Documentário no RJ mostra entrevista com Oscar Niemeyer aos 104 anos

 Foi ainda em atividade, às vésperas de seus 104 anos, que Oscar Niemeyer abriu seu escritório e detalhes de sua longa e bem desenhada história para que fossem registrados no que seria o documentário de seus últimos dois anos em vida. Em “Oscar Niemeyer: A luta é longa”, ele próprio revisita o cotidiano, suas memórias e as relações entre seu ofício e sua personalidade, com a simplicidade de quem está diante de amigos íntimos e não de câmeras, luzes e em ação.

Com direção de Bernardo Pinheiro Mota, codireção e produção da Visorama Diversões Eletrônicas, o documentário “Oscar Niemeyer – a luta é longa” será exibido pela primeira vez no Festival Arte Leblon (FAL), na sexta-feira dia 24 de julho, no Rio de Janeiro, em comemoração aos 450 anos da cidade e 96 anos do bairro. O filme será projetado em uma tela colocada na praia e os convidados serão acomodados na areia. no Posto 12, a partir das 17h 30m.

Veja o trailer https://vimeo.com/visorama/niemeyer

O documentário é uma imersão no universo do homem arquiteto que não acreditava em Deus, mas que sonhava com um mundo mais justo, igualitário e melhor para as pessoas viverem. Um mundo que ele foi redesenhando em cada um de seus projetos arquitetônicos de espaços amplos e capazes de surpreender sempre, misturando vida ao concreto que, em suas ‘artes’, perdia a dureza para dar lugar ao movimento.

A obra apresenta um Niemeyer sob o prisma da filosofia e cosmologia, desvendado por ele mesmo – que parece se redescobrir à medida que conversa com os produtores do documentário – e por nomes como Paulo Mendes da Rocha, Frank Gehry e Richard Rogers, que mais do que colegas de profissão reconhecidos e premiados mundo afora, também testemunharam o papel de Niemeyer na discussão de um humanismo aplicado à arquitetura.

Também destaca parceiros de vida e profissão de Niemeyer, como o até então praticamente desconhecido do público Jair Valera, arquiteto-chefe da equipe de seu escritório e seu braço direito por mais de 40 anos, com quem assinava os projetos desde meados dos anos 2000. O físico e professor do eterno aprendiz Niemeyer, Luiz Alberto Oliveira, é outra figura central no documentário que mostra onde obra e criador se unem e explica, por exemplo, de onde o arquiteto, declaradamente agnóstico, se inspirava para criar catedrais tão exuberantes e capazes de provocar nas pessoas a sensação de estarem mais perto de Deus.

O documentário viaja pelas famosas curvas criadas pelo arquiteto com gráficos arrebatadores que elevam sua obra a um novo nível e convidam o espectador a transcender em seu universo. Recursos de vinhetas e animações digitais desenvolvidos pela Visorama sublinham o discurso permitindo que muitos dos aspectos conceituais da obra de Oscar Niemeyer sejam recontextualizados durante os 52 minutos de filme.

Oscar Niemeyer – A Luta é Longa

52 minutos · Cor · Português/Inglês · 2015

Direção: Bernardo Pinheiro Mota

Codireção: Visorama Diversões Eletrônicas

Produção: Visorama Diversões Eletrônicas e Bernardo Pinheiro Mota

Trilha Sonora Original: Berna Ceppas e Chelpa Ferro

Direção de fotografia: Tiago Lins

SERVIÇO:

Exibição no Festival Arte Leblon (FAL)

Data: 24 de julho (sexta-feira)

Horário: entre 17:30 e 22:00

Local: no Posto 12 (areia, pontão do Leblon)

-Os horários de cada atração estão sendo liberados para a imprensa se programar, mas serão revelados ao público apenas na manhã de cada dia do festival, através das redes sociais.

-Mais informações sobre o FAL: www.festivalarte.com.br