A Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes estará sendo apresentada amanhã, sábado, 27 de fevereiro, com entrada grátis, no Museu de Arte Sacra de São Paulo.
A partir das 10 horas e até o começo da tarde, a atração será dividida em duas etapas: na parte da manhã, o grupo Moçambique Capela Santa Cruz do Botujuru, composto por 20 integrantes, abre o evento com uma apresentação folclórica de devoção ao Espírito Santo; logo em seguida é a vez dos violeiros da Orquestra da Viola (Folia) expressar a sua fé por meio da música. O período da manhã será encerrado com a mostra de vídeos da festa, que neste ano completa 403 anos de devoção ao Espírito Santo.
As atividades da tarde serão retomadas às 14 horas, com a exposição de peças do Museu do Divino Espirito Santo de Mogi das Cruzes “Professora Amália Thereza Manna de Deus” e das Bandeiras dos Festeiros. Os visitantes farão, ainda, um passeio monitorado pelo Museu, localizado no Mosteiro da Luz, na Avenida Tiradentes, no Centro da Capital.
O evento termina com o levantamento do mastro e a apresentação do grupo folclórico. Na oportunidade, serão servidos o típico licor Rosa-Sol e o tradicional café caipira.
À frente da organização do evento, em Mogi, está a Associação Pró-Festa do Divino, cuja presidência é de Josmar Cassola Silva. De acordo com ele, somente de Mogi, cerca de 150 pessoas devem prestigiar o evento, que tem como proposta preservar uma história que une fé e folclore.
A festividade religiosa de Mogi das Cruzes será realizada de 5 a 15 de maio, tendo como festeiros Mônica de Sousa Mello e Sérgio Braz de Souza e capitães de mastro Helena Kioko Mori Fujii e Ciro Fujii.
Museu de Arte Sacra
O Museu de Arte Sacra de São Paulo é fruto de um convênio celebrado entre o Governo do Estado e a Mitra Arquidiocesana de São Paulo, em 28 de outubro de 1969, e sua instalação data de 28 de junho de 1970. A partir desta data, o Museu de Arte Sacra de São Paulo passou a ocupar a ala esquerda térrea do Mosteiro de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Luz e a antiga Casa do Capelão, antes administração, e onde, desde 1999, está exposto o acervo de presépios do museu.
Quando: 27 de fevereiro (sábado) Horário: 10 às 15 horas Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo (http://museuartesacra.org.br/pt/) Endereço: Av. Tiradentes, 676 – Luz | Metrô Tiradentes Estacionamento gratuito: Rua Jorge Miranda, 43