Quem passar pela Avenida Paulista, no dia 14 de novembro, namarquise do Shopping Center 3, poderá tomar sucos preparados de uma maneira diferente: por meio das próprias pedaladas. A ação é parte do movimento #DiabetesNãoMePara, iniciativa da Roche Diabetes Care com o objetivo de gerar conscientização e fornecer informação sobre essa doença que atinge mais de 12 milhões de brasileiros adultos, metade dos quais ainda sem diagnóstico.
Ao pedalar, o participante movimenta um liquidificador e, assim, faz seu próprio suco com opções de frutas com baixo teor de açúcar e carboidrato, mais indicadas para quem tem diabetes. “Queremos conscientizar a população sobre a importância da prevenção e tratamento do diabetes de maneira leve, lúdica e com base em três pilares: atividade física, alimentação saudável e controle da glicemia”, explica o diretor geral da Roche Diabetes Care, Paulo Quartim Barbosa.
A ação contará com testes de glicemia para as pessoas que se interessarem por fazer, destas quem estiver com a glicemia alterada irá ganhar um kit de monitoramento Accu-Chek, composto pelo novo glicosímetro Accu-Chek Guide, lanceta e tiras para incentivar que o monitoramento seja realizado. Também terá profissionais de saúde da Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (ANAD), para oferecer orientação aos participantes.
A ação acontece com apoio institucional da Sociedade Brasileira de Diabetes (SDB), Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (ANAD), Associação de Diabetes Juvenil (ADJ) e IDF-SACA (International Diabetes Federation – South and Central America). Qualquer pessoa pode participar da ação no período das 12h às 18h, incluindo crianças.
Dia Mundial do Diabetes
A data foi instituída pela Federação Internacional de Diabetes (IDF – International Diabetes Federation) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1991. Marca a importância da atenção sobre a doença que atinge 425 milhões de pessoas no mundo e causa mais de cinco milhões de mortes a cada ano. A escolha dessa data deve-se ao aniversário do médico que descobriu a insulina, o canadense Frederick Banting.
O Brasil, hoje, é o 4º país no mundo com maior número de pessoas com diabetes – 14,5 milhões de brasileiros convivem com a doença, segundo a IDF, e quase sete milhões não sabem que têm a doença.
Em virtude da ascendente prevalência do diabetes na população mundial, em 20 de Dezembro de 2006, as Nações Unidas tornam, por meio da Resolução 61/225, o 14 de Novembro o World Diabetes Day ou Dia Mundial de Diabetes para ser celebrado anualmente a partir de 2007 diante da necessidade global de união para controle e combate à doença que é uma epidemia e elegem o círculo azul como símbolo, por representar o céu que une todas as nações.