
O Dezembro Laranja criado para ser o mês de prevenção do câncer da pele, terá pelo quinto ano, mutirão de atendimento nacional, no sábado 1º de dezembro, será reaizado o Dia C – Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele, promovido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Na data, cerca de 4 mil médicos dermatologistas e voluntários realizarão consultas gratuitas em mais de 130 postos de atendimento. A ação do ano passado resultou em 26.161 mil atendimentos, sendo 3.852 casos de câncer da pele indentificados, entre carcinoma basocelular (2.765); carcinoma espinocelular (724) e melanoma (363). Desde sua implementação, em 1999, até a campanha de 2017, foram prestados 593.034 atendimentos em diferentes regiões do país. Para a SBD, a data é mais uma oportunidade para conscientizar a população quanto à importância da identificação precoce do câncer da pele e da implementação diária de medidas fotoprotetoras.
Câncer de pele
O câncer de pele raramente causa sintomas incômodos até as lesões se tornarem muito grandes, podendo coçar, sangrar ou mesmo apresentar intensa dor, mas normalmente são visíveis e podem ser sentidas muito antes de chegar a este ponto.
O câncer da pele é o tipo de tumor mais incidente na população – cerca de 25% dos cânceres do corpo humano são de pele. O câncer de pele é definido pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Qualquer célula que compõe a pele pode originar um câncer, logo existem diversos tipos de câncer de pele.
O dermatologista está na linha de frente na prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento do problema.
Para ter acesso atodos os locais de atendimento, basta acessar:
http://www.sbd.org.br/dezembroLaranja/exame-preventivo-gratuito/