Novo CMI de Cubatão para o biênio 2017-2019. Foto: Imprensa CubatãoNovo CMI de Cubatão para o biênio 2017-2019. Foto: Imprensa Cubatão
O novo Conselho Municipal do Idoso de Cubatão, no Litoral Sul de São Paulo, que vai atuar no biênio 2017-2019 foi eleito na terça-feira, dia 4 de julho. A assembleia, realizada no Espaço Conviver, elegeu dois representantes de entidades e organizações de assistência social e três representantes (usuários de entidades) com idade mínima de 60 anos.
Após esclarecimento sobre a finalidade da Assembleia, a então vice-presidente do Conselho, Erenita Maria Barbosa, apresentou o filme “O idoso no Brasil” realizado pela Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Ceará (APDMCE) sobre a inversão da pirâmide demográfica, sendo que a previsão é que no Brasil em 2050 teremos aproximadamente 30% de idosos. Logo em seguida também foi apresentado o filme “O Olho do cidadão – Conselhos e Controle Social” realizado pela Controladoria Geral da União. Os filmes fizeram uma reflexão sobre a necessidade de políticas públicas voltadas a pessoa idosa e a necessidade do controle social.
O Conselho Municipal do Idoso, criado pela Lei n 2.333, de 18 de Dezembro de 1995, é um órgão permanente, paritário, deliberativo, formulador e controlador das políticas e ações voltadas para a pessoa idosa no Município, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Foram eleitos como representantes de entidades e Organizações de Assistência Social ao Idoso os seguintes conselheiros:
1. Titular: Eudislélia Melo de Lima; suplente: Liliana Barros Carreira (ambas do Lar Fraterno de Cubatão) 2. Titular: Irenilda Brito Simões (Grupo Lazer e Cidadania); Carla Garcia Dias (Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais Central Brasileira – Cadec Adra) No que se refere aos usuários foram eleitos os três representantes e seus respectivos suplentes: 1. Titular: Nilcélia Santana Afonso (Jardim Casqueiro); suplente: Sebastião Temóteo Filho (Jardim Real) 2. Titular: Gildete de Oliveira (Vila Nova); suplente: Rubens Bernardo (Vila Nova) 3. Titular: Maria Aparecida Silva de Souza (Vila Santa Rosa); suplente: Nobuko Kurotaki Otaguro (Jardim Casqueiro).