

Terminou ontem à tarde na Capital, em São Paulo, o encontro de Formação para os Coordenadores Diocesanos do Estado de São Paulo, promovido pela coordenação nacional da PPI- Pastoral da Pessoa Idosa nos dias 9, 10 e 11 de março.
Com a presença da coordenadora nacional da PPI, Irmã Terezinha Tortelli foram reunidos coordenadores diocesanos, representantes das pastorais localizadas nas regiões episcopais que formam a divisão Regional Sul 1 da CNBB- Conferência Nacional dos Bispos do Brasil- da qual a PPI faz parte.
Participou a coordenadora estadual de São Paulo, Thereza Apparecida de Oliveira Maciel e também a coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa da Arquidiocese de São Paulo, Conceição Aparecida de Carvalho. O Estado de São Paulo fechou 2017 – segundo o Relatório de Indicadores, do site da Pastoral da Pessoa Idosa Nacional- com 3.180 líderes, atuando em 118 municípios, atendendo 17.427 idosos, em mais de 14 mil famílias.
O Regional Sul 1 é composto por 41 (arqui) dioceses e 6 Regiões Episcopais, divididas por 8 sub-regiões Pastorais: Aparecida, Botucatu, Campinas, Ribeirão Preto I e II, São Paulo I e II e Sorocaba. (veja quem participou)

O encontro reproduziu as orientações que estão sendo dadas em encontros semelhantes por todas as Regiões do Brasil. No final de 2017 foram feitos os encontros da Região Norte, em Manaus e na Região Nordeste, em Aracaju.
Como São Paulo é grande, com muitas dioceses e coordenadoras, a coordenação nacional da PPI resolveu fazer um encontro somente para o nosso Estado.
Novo manual para coordenadores
A Irmã Terezinha Tortelli abriu na tarde da sexta-feira o encontro falando do novo manual que está sendo finalizado, a importância de todas as coordenadoras se manterem animadas para terem condições de sensibilizar as suas líderes.
Para saber mais dos princípios norteadores desse encontro, o Jornal da 3ª Idade conversou com a coordenadora estadual de São Paulo, Thereza Apparecida de Oliveira Maciel.
Jornal da 3ª Idade – Qual a importância desse encontro regional em São Paulo?
Thereza Maciel – São vários os motivos para esse encontro se realizar. O mais importante, no entanto, é a motivação que precisamos manter nos coordenadores diocesanos. Eles precisam receber informações para se atualizarem e passarem para os coordenadores paroquiais, que por sua vez vão passar para os líderes. A motivação do coordenador deve chegar até o líder. Tudo isso ajuda muito o desenvolvimento da PPI.
Jornal da 3ª Idade – Qual é o material novo que está sendo preparado?
Thereza Maciel – O que está sendo feito é um manual do coordenador que vai explicar a missão de cada pessoa, do líder até a coordenação nacional. Todas as pessoas têm que ter consciência da sua missão, da sua proposta de trabalho com a PPI.
Jornal da 3ª Idade – Reuniões como essa estão sendo feitas em todo o país?
Thereza Maciel – Sim. Serão feitos encontros com as coordenadoras diocesanas de todos os Estados. No ano passado já foi feito na Região Norte e Nordeste. O próximo será com as coordenadoras do Rio de Janeiro e Espirito Santo.