Os conselhos municipais das pessoas idosas de mais de 100 cidades no Estado de SP começaram na semana passada suas campanhas para motivar os contribuintes a doarem parte do seu Imposto de Renda para um Fundo Municipal do Idoso.
Até 31 de maio, quando termina o prazo para a declaração anual, é possível ao invés de pagar todo o valor do Imposto de Renda para a Receita Federal , destinar parte para o Fundo Municipal do Idoso de livre escolha (da cidade que preferir ou estadual)
O contribuinte pode fazer a doação no ato do preenchimento da declaração do Imposto de Renda, com percentual de até 6% do valor do imposto.
Para realizar o procedimento de doação o contribuinte deverá optar pela “Tributação Por Deduções Legais”, após efetuar todos os lançamentos relativos à sua declaração de Imposto de Renda. O próximo passo é acessar a Ficha de Declaração “DOAÇÕES DIRETAMENTE NA DECLARAÇÃO”. Neste item terá as opções disponíveis de instituições que podem ser encaminhadas as doações, incluindo o Fundo Municipal do Idoso – FMI.