

O GCMI- Grande Conselho Municipal do Idoso de São Paulo, cuja eleição aconteceu no último sábado, (18/6) em todas as Subprefeituras de São Paulo, e a apuração durante toda a segunda-feira (20/6), no Polo Cultural da Terceira Idade, tem nova executiva.
Como sempre ocorre, são escolhidos para a compor a executiva os candidatos mais votados de cada Região da Capital. Para a gestão 2016-2018 farão parte: Elisabeth Ferreira, a mais votada com 122 votos, pela Zona Sul; Edivaldo Ciati, com 107 votos, pela Zona Leste; Clotilde Benedik de Sousa com 87 votos, pela Zona Norte; Marly Augusta Feitosa da Silva ( ex-presidente do GCMI) com 67 votos, pela Zona Oeste e Maria Aparecida Ribeiro Costa, com 24 votos, pela Zona Centro.
A posse de todos os conselheiros eleitos ( titulares e suplentes) mais os indicados pelas secretarias de governo, está marcada para o dia 1º de julho, na Câmara Municipal de São Paulo, quando então será divulgado o nome do ou da presidente.
Esta eleição traz novidades que deverão merecer analises mais detalhadas nos próximos dias. Uma positiva é que pela primeira vez as mulheres superaram em número de candidaturas e entre os mais votados.
Na Zona Sul dos 19 candidatos concorrentes 12 foram mulheres sendo 4 delas as mais votadas da região.
Na Zona Centro dos 11 candidatos foram 7 mulheres sendo 5 delas as mais votadas da região.
Na Zona Leste dos 35 candidatos aptos para a eleição 21 foram mulheres sendo 4 delas entre os 6 mais votados.
Na Zona Norte dos 18 candidatos concorrentes 13 foram mulheres sendo 5 delas entre os 6 mais votados.
Na Zona Oeste dos 9 candidatos aptos para a eleição 5 foram mulheres sendo 4 delas entre os 6 mais votados.
A novidade negativa: foi a segunda eleição com menos participação dos últimos 20 anos. O total dos votos somou 2099 votos.
Matérias relacionadas
Hoje a eleição para o Grande Conselho Municipal do Idoso de São Paulo
Termina hoje as inscrições para eleição do Conselho do Idoso de S.Paulo
Inscrições para a eleição do Conselho Municipal do Idoso da Capital até 10/5