
Cerca de 200 pessoas entre idosos, profissionais das secretarias de Assistência Social e Saúde e representantes do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso – CMDCI – participaram da Roda de Conversa: ‘Vamos Falar do Alzheimer?’. O evento aconteceu na última sexta-feira (20/04), no SESC de São José do Rio Preto, no Interior de SP.
O encontro foi organizado pelo Serviço de Proteção Social, da Secretaria de Assistência, em parceria com CMDI, SESC e teve a participação da médica geriatra e coordenadora da Abraz – Associação Brasileira de Alzheimer – Silvia Soares, da roteirista, Cintia Sumitani, e do diretor do filme “Minha mãe, Minha filha”, Alexandre Estevanato.
O filme, exibido antes da Roda de Conversa, retrata o convívio familiar de quem tem a doença Alzheimer e de quem convive com o doente e quem é o cuidador diretamente. Uma emocionante história vivida pelas atrizes Eva Wilma e Helena Ranaldi.
O bate papo sobre a doença foi mediado pelo presidente do Conselho Municipal do Idoso, Antonio Caldeira e pela coordenadora do Centro de Convivência do Idoso – CCI – Cláudia Martins.
A coordenadora da Abraz, a geriatra Silvia Soares tirou dúvidas sobre os sinais da doença no paciente, apresentou sugestões e orientações para o envelhecimento saudável e destacou a importância do cuidador do idoso. “Toda última quarta-feira do mês, profissionais e familiares dos doentes, nos reunimos na Casa de Portugal, às 18 horas, para troca de experiências e orientações. O encontro é aberto à população”, disse a médica geriatra.
Os idosos que frequentam os grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos CRAS e CREAS interagiram tirando dúvidas sobre a doença, contando suas experiências de vida com familiares que têm Alzheimer, refletindo sobre preocupações em relação a própria saúde física e psíquica, bem como se identificando muitas vezes com os personagens do curta metragem.