Conselho do Idoso de Osasco, SP, deu posse para 40 novos conselheiros

Posse conselheiros 2016
Novos conselheiros do Conselho Municipal do Idoso de Osasco, na Grande São Paulo, com o Prefeito Jorge Lapas . Foto: Sérgio Gobatti/SECOM Osasco

O Conselho Municipal do Idoso de Osasco empossou, na última segunda-feira, dia 30 de maio, os seus 40 novos conselheiros.

A solenidade aconteceu na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito e contou com a presença da secretária de Assistente Social (SAS), Suzete Souza Franco.

Na ocasião, tomaram posse 10 titulares e 10 suplentes eleitos pela sociedade civil e mais 10 titulares e 10 suplentes eleitos por indicação do governo, como membros do poder público.

O grupo é formado por representantes de dez secretarias municipais, entidades, instituições de longa permanência de idosos, associações, grupos organizados da terceira idade, clubes de serviço, associações de aposentados e pensionistas, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP), Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Corem-SP).

 O prefeito Jorge Lapas frisou a importância de desenvolver políticas públicas para dar assistência aos idosos em situação de vulnerabilidade, além de trabalhar a juventude para valorizar e acolher os idosos.

Avançamos com as atividades destinadas aos idosos nos CRAS – Centro de Referência da Assistência Social e nos centros esportivos, mas é necessário a cooperação da sociedade civil para dar a assistência necessária e ampliar a participação dos idosos, disse o Prefeito Lapas.

O presidente do Conselho Municipal do Idoso, Aridelson Carlos César destacou os desafios da nova gestão para atender os cerca de 70 mil idosos de Osasco.

Tenho certeza de que a nova gestão terá toda colaboração da Prefeitura e do Legislativo para continuarmos lutando para melhorar a qualidade de vida dos idosos e também conscientizar a sociedade, disse o presidente do CMI de Osasco.

O Conselho Municipal do Idoso de Osasco foi criado de acordo com a Lei Municipal nº 3.397 de 19/01/1998; alterada pelas Leis Municipais 4.695/2015, de 29/06/2015, e nº 4.637, de 15 de maio de 2014.

Uma das ações do Conselho é cadastrar os idosos moradores na cidade, além de auxilia a definir e a discutir políticas públicas para o idoso, identificar as doenças e necessidades desse público e criar ações para proporcionar à terceira idade melhor qualidade de vida. E ainda, garantir que seus direitos, como transporte gratuito e atendimento prioritário em todos os serviços, sejam executados.

 O CMI também deve formular diretrizes para o desenvolvimento das atividades de proteção e assistência que o município deve prestar aos idosos, incrementar a organização e a mobilização da comunidade idosa e estimular a elaboração de projetos que tenham como objetivo a participação dos idosos nos diversos setores de atividades sociais.

Os novos conselheiros do Conselho Municipal do Idoso de Osasco (CMI) são:

Titulares eleitos pela Sociedade Civil

 1)    Benedito José Fiere

2)    Ricardo Aparecido Arcova

3)    Ana Paula Leal Loureiro da Silva

4)    Miriam Paulino

5)    Hélio Moreira

6)    Zuleide Alves de Macedo

7)    Maria Judith dos Santos

8)    Luís Henrique do Nascimento

9)    Sílvio Luiz Priori

10) Monique Sobottka Cavenaghi

 Suplentes eleitos pela Sociedade Civil

 1)    Messias Liguori Padrão

2)    Ednildo Magalhães dos Santos

3)    Wilson Carlos Chieeolini

4)    Vitor Hugo Berrocuzo

5)    Nilton Jorge de Oliveira

6)    Valdete Rosa da Silva

7)    Valmira da Conceição Dias

8)    Milane Rejane Berrocuzo

9)    Cláudio Neves Assumpção Autor

10) Gilberto Wagner Azevedo

 Titulares eleitos – da Representatividade do Poder Público

 1)    Aridelson Carlos César Turíbio

2)    Maria de Fátima Esteves Santos Monteiro

3)    Jesus Rodrigues Domingues Neto

4)    Cleonice Matias dos Santos

5)    Neide Moreira da Silva Souza

6)    Adair Fátima Graneli

7)    Ana Carolina Branco Batisdes

8)    Mônica Andrade Tobias

9)    Sueli Sena Oliveira Washington

10) Sandra Brito de Souza Saruva

 Suplentes eleitos – da Representatividade do Poder Público

 1)    Tatiani Aparecida Santos Graciolli

2)    José Augusto Vargas de Moraes Pires Esteves

3)    Valdir Morelo

4)    Cidália Pimentel dos Reis

5)    Maria Luíza Loranti

6)    Terezinha de Fátima Aleixo Correia

7)    Maria de Fátima Fontes Hereda

8)    Eliana Paula de Lima Bastos Aguiar

9)    Martha Paro

10) Antônio Vieira da Silva