Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa será de 28 a 30 de outubro em Brasília

Reunião com os presidentes de Conselhos Estaduais em Brasília difiniu para outubro de 2020 a 5a Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa.
Reunião com os presidentes de Conselhos Estaduais em Brasília difiniu para outubro de 2020 a 5a Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa.

O Encontro Técnico com os Presidentes de Conselhos Estaduais e o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, hoje de manhã em Brasília, aberto pela Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves e o Secretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Antônio Fernandes Toninho Costa, definiu que a 5ª CNDPI- Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa deverá se realizar no período de 28 a 30 de outubro de 2020, em Brasília, em local ainda não escolhido.

O Governo federal, como ocorreu em todas as conferências nacionais anteriores vai custear as despesas de alimentação, hospedagem e transporte dos 630 delegados eleitos pelos Estados que participarão  da 5ª CNDPI, que somando os observadores convidados e profissionais trabalhando deverá abrigar 700 pessoas.

Impasse – No primeiro momento ficou definido pelo governo federal que caberá aos Estados – como foi feita nas três primeiras conferências nacionais – as despesas com as passagens e translados até Brasília. Somente na 4a Conferência Nacional, no Governo Dilma Rousseff, é que as despesas de passagem também foram pagas pelo CNDI.

Como existe discordância de alguns  presidentes de Conselhos Estaduais que alegam que seus executivos não estão dispostos a bancar essas despesas, ainda haverá negociações nessa área.

No dia 4 de março, uma reunião ordinária do novo CNDI vai debater essa questão.