Encerramento das atividades no SESc São José do Rio Preto, no Interior de São Paulo, no Junho Violeta. Foto: Secom/PSJRPEncerramento das atividades no SESc São José do Rio Preto, no Interior de São Paulo, no Junho Violeta. Foto: Secom/PSJRP
Em São José do Rio Preto, no Interior de São Paulo, eventos foram promovidos pelo CMDI- Conselho Municipal dos Direitos do Idoso , em parceria com a Secretaria de Assistência Social e o SESC Rio Preto, na última semana de junho.
Grupos de idosos que frequentam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Convivência do Idoso e da Família (CCI e CCF), integraram encontros, oficinas e roda de conversa reflexiva sobre a importância de esclarecimentos como forma preventiva, no processo do envelhecimento.
“O corpo que cai” foi o tema de um dos encontros. A proposta, de acordo com o presidente do CMDI, Antônio Caldeira, teve como objetivo promover reflexão e discussão entre para os idosos e também entre profissionais que lidam com o envelhecimento humano.
Segundo ele, os encontros foram pensados na perspectiva de promover uma visão ampliada e preventiva sobre esse processo, as modificações que ocorre no corpo como a redução da massa muscular e de força física, assim como os de densidade óssea, que enfraquecem o componente esquelético do indivíduo refletindo na postura, na maneira de andar, no equilíbrio, fatores que podem facilitar a queda/tropeços/escorregões.
Outro evento foi o “Cair e Levantar sem se Machucar”, ministrado pelos instrutores do SESC, no dia 26 de junho. Já, a palestra “Alimentos que Sustentam”, foi apresentada pela Nutricionista Maria José Pupim Sanfelice, Especialista em Reeducação Alimentar.
O encerramento do circuite de encontros no Sesc, foi feito com a Roda de Conversa sobre “Corpo que Cai”, com a participação do presidente do CMDI, Antônio Caldeira e da médica geriatra, Marcela Maria Mattos.