Grândola, uma vila portuguesa no Distrito de Setúbal, na região do Alentejo, com pouco mais de 7 mil habitantes, sendo 30% deles de idosos, começa amanhã, sábado 14 de maio, uma experiência nova, que está sendo observada por gerontólogos europeus.
Uma linha telefônica chamada de LSG-Linha Sénior de Grândola prestará atendimento especializado, informando, encaminhando para serviços disponíveis com a proposta de diminuir os efeitos da solidão e do isolamento da população idosa.
A LSG prestará informação e esclarecimento sobre quase todos os assuntos relacionados com a terceira idade: Saúde, Segurança Social, Habitação, Obrigações Familiares, Legislação, Ação Social, Violência Doméstica, Solidão, Isolamento, Abandono, Equipamentos e Serviços Existentes, Lazer, Voluntariado, Respostas Sociais e Projetos específicos.
A Linha é gratuita (800 209 583), vai funcionar das 09h0 às 13h00 e poderá ser utilizada não só por idosos, mas também pelo cuidador, vizinho, amigo, encontrando do outro lado alguém preparado para dar resposta, informar e encaminhar para as Entidades competentes.
Os atendentes do outro lado da linha são pessoas voluntárias, capacitadas pelo conselho municipal do idoso local, que por sua vez tem a consultoria de geriatras e gerontólogos. Eles terão um banco de dados organizado com todos os serviços que os idosos dispõem na cidade para orientar os que ligarem.