

Nos dias de hoje, você voltaria num serviço público, dois meses depois da sua mãe falecer, só para compartilhar com os funcionários o aniversário da unidade e de um atendimento que você não vai mais precisar usar?
Certamente não são muitos os lugares em São Paulo que atualmente mereceriam um reconhecimento desse, mas foi o que aconteceu na festa de comemoração dos quatros anos do Centro Dia Bom Retiro, serviço mantido pela Prefeitura de São Paulo, com gestão a cargo da UNIBES-União Brasileiro-Israelita do Bem-Estar Social, festejado na última sexta-feira, 7 de junho.

A filha da Regina, uma senhora de 10 filhos, 11 netos e 12 bisnetos que durante três anos frequentou o CD, largou seus afazeres para cumprimentar os funcionários. Logo que chegou não conteve as lágrimas quando viu mais de uma foto da mãe, falecida recentemente, entre as dos 30 idosos usuários e de vários outros que por lá passaram. Recebeu muitos abraços, vários também emocionados e fez questão de falar que o trabalho que lá é desenvolvido precisa ser mais divulgado e reconhecido.
Minha mãe chegou com muitos problemas aos 90 anos, não tinha muito mais vontade de viver e a transformação que eu vi merece meu carinho pelo resto da vida. O trabalho que é feito nesse Centro Dia mostra que podemos ter um atendimento público bem feito de alto padrão, basta ter vontade de fazer, disse a filha emocionada.
A festa foi organizada para celebrar com os idosos, familiares, profissionais da Ong, da Prefeitura e lideranças de idosos que trabalharam para a conquista em 2015 desse CDI, o primeiro implantado pela prefeitura para atender pessoas com mais de 60 anos em situação de vulnerabilidade. No espaço elas fazem atividades lúdicas e terapêuticas, exercícios físicos e cuidados diários. Após passar todo o dia no centro, os idosos retornam para suas casas, o que favorece a manutenção de uma vida mais ativa e saudável, sem a perda dos laços familiares.

Hoje em dia as pessoas olham para uma pessoa idosa e não sabem o valor que ela tem e o que ela ainda é capaz de fazer. As aparências enganam e se a família não encontrar um apoio as coisas ficam ainda mais difíceis para todos. Minha cunhada está aqui há 18 meses, já era atendida por um trabalho da UNIBES e tem estado muito melhor. Nossa cidade precisa de um serviço desta qualidade em cada bairro, contou Esther Bahat cunhada de Bela Bahat que usou seu conhecimento de literatura para escrever no jornalzinho produzido pelos idosos para a comemoração.
Rachel Vainzoff Katz, gerente do Centro Dia Bom Retiro, desde a sua inauguração, reitera o que disse na entrevista que concedeu ao Jornal da 3a Idade na comemoração do primeiro aniversário ( leia entrevista) que o principal objetivo é o resgate dos vínculos, porque são pessoas que não tinham mais o vínculo com a família ou tinham de uma maneira muito desgastada.
O CDI é frequentado por 30 idosos que são atendidos por uma equipe multidisciplinar composta por nutricionista, assistente social, psicólogo, terapeutas ocupacionais, cuidadoras, professor de educação física e fisioterapeuta. Os atendidos que têm prescrição médica de algum tipo de medicação são acompanhados por uma enfermeira, que controla os horários e doses individualmente. De acordo com a situação familiar e de saúde do idoso, é oferecido também o transporte diário entre a residência e o centro.
O CDI foi inaugurado pelo então Prefeito Fernando Haddad como parte do Programa de Metas 2013-2016 que previa a implantação de 15 centros dia em toda a Capital.
Centros-Dia na Capital em São Paulo
Em São Paulo, na Capital existem atualmente, segundo a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) 16 Centros Dia para Idosos (CDI) e segundo o Plano de Metas não há previsão de implantação de outros para 2019/2020. Os CDI mantidos pela prefeitura em parceria com diferentes entidades gestoras são: Centro Dia Butantã; Centro Dia para Idoso – Vila Andrade / Paraisópolis; Centro Dia Capela do Socorro; Centro Dia Casa Verde; Centro Dia Solidariedade Abecal; Centro Dia São Francisco de Assis; Centro Dia PROCEDU; Centro Dia Nelson Mandela; Centro Dia Jova Rural – Adoniran Barbosa; Centro Dia Guadalupe; Centro Dia Mooca; Centro Dia Campi Pinheiros; Centro Dia São Miguel; Centro Dia Sapopemba; Centro Dia Lar Santo Alberto e o Centro Dia Bom Retiro.