CEDEPI-RJ fará encontro virtual com conselhos municipais para saber de atuação na Covid-19

Informações sobre a atuação do CEDEPI-RJ para a série Conselhos e Fóruns Estaduais na Covid-19, que está conversando com seus presidentes. Como o fluminense está acéfalo, não foi possível realizar a entrevista.

O CEDEPI-RJ, Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Rio de Janeiro, marcou, para o próximo dia 30 de junho de 2020, um encontro virtual com os conselhos municipais do Estado para saber como eles estão atuando na pandemia da Covid-19.

O conselho fluminense está buscando se reorganizar , porque está acéfalo, sem presidente, com a função sendo exercida temporariamente pela vice-presidente Maria Ponciano, que foi presidente pela sociedade civil na gestão passada. Pelo seu regimento, a atual gestão de dois anos do CEDEPI-RJ- 2019 a 2021 que deveria se encerrar em maio do próximo ano- é governamental e deveria ter começado com o representante da Secretaria de Direitos Humanos. Só que ele foi exonerado na primeira mudança de secretariado feita pelo Governador, logo no começo do ano.

Em março, antes do início dos problemas da pandemia, o governo indicou a Secretária de Política do Envelhecimento, da SDH, e a mesa diretora ficou definida com ela como presidente, Maria Ponciano como vice-presidente, Sandra Rabello como 1ª secretária e Lis Machado, como 2ª secretária. Também foi acordado que essa gestão terminaria em dezembro de 2020, em função dessas dificuldades todas do governo.

O governador fez uma segunda mudança de secretariado e novamente a pessoa indicada foi exonerada e o CEDEPI voltou a ficar sem presidente.

A mesa diretora atual fez reuniões virtuais e apresentou demandas para as duas secretarias que atuam com as pessoas idosas no Rio de Janeiro: as ILPI ficam com a Secretaria de Assistência Social e com a Secretaria de Direitos Humanos a Política Estadual do Idoso.