Carta de Princípios do Fórum Paulista de Conscientização do Envelhecimento

Carta de PrincipioO Fórum Paulista da Sociedade Civil de Conscientização do Envelhecimento, criado em 7 de julho de 2017, na cidade de São Paulo, nasceu da vontade de pessoas, pertencentes a diferentes entidades, universidades, serviços e empresas que trabalham com os mais diferentes segmentos que trabalham com idosos.

Os que dele quiserem participar deverão se reger por esta Carta de Princípios.
O principal objetivo do Fórum Paulista da Sociedade Civil de Conscientização do Envelhecimento, é sensibilizar a sociedade sobre a temática do envelhecimento em todos os seus aspectos (social, político, econômico, cultural e esportivo) para todas as gerações.

As várias formas de conscientizar a sociedade para o envelhecimento deverão sempre respeitar, as questões de gênero, etnia, classe social e orientação sexual.

Por ser uma proposta de atuação colegiada da sociedade civil, terá sempre nas suas coordenações representantes da sociedade civil, sem caráter hierárquico, com autonomia em relação aos governos, organizado como espaço público legítimo de representação, mobilização, participação social e protagonismo no processo de conquista e defesa de direitos da pessoa idosa e no controle da efetivação das políticas públicas.

O Fórum Paulista da Sociedade Civil de Conscientização do Envelhecimento não pretende se colocar acima de outras iniciativas existentes no trabalho com idosos, na Capital e no Interior. O interesse é de manter estratégias de articulação entre os demais fóruns da sociedade civil pelos direitos da pessoa idosa ou de segmentos similares, na perspectiva de unificação das lutas com outros espaços públicos e movimentos sociais.

O Fórum Paulista da Sociedade Civil de Conscientização do Envelhecimento pretende a cada encontro, debater ações propostas, firmar-se como um espaço em que realmente os direitos dos idosos sejam o principal objetivo e local onde a pessoa idosa seja a principal protagonista.