Carta de Princípios do Fórum do Idoso de Ermelino Matarazzo e Ponte Rasa

O FÓRUM REGIONAL PERMANENTE DO IDOSO DE ERMELINO MATARAZZO E PONTE RASA criado em 25 de novembro de 1992 é uma articulação Regional dos moradores idosos, e coordenados exclusivamente pela sociedade civil idosa, que estabelece uma CARTA DE PRINCÍPIOS a ser seguida por todos que queiram dele participar.

O FÓRUM REGIONAL PERMANENTE DO IDOSO DE ERMELINO MATARAZZO E PONTE RASA tem como objetivo de ser um espaço de debates e confecção de Proposta de Politica Publicas para melhorar a qualidade devida da nossa população idosa de Ermelino Matarazzo e Ponte Rasa, onde a ideia é reunir representantes de serviços públicos e privados, dos diversos segmentos, sem hierarquia formal, onde todos possam participar de forma colegiada, para discutir as necessidades comuns.

O principal objetivo do FÓRUM REGIONAL PERMANENTE DO IDOSO DE ERMELINO MATARAZZO E PONTE RASA é a conscientização do envelhecimento da nossa população em todos os seus aspectos sociais, políticos, econômicos, cultural, esportivo, moradia, transporte, segurança e outros de interesse, coordenados pela sociedade civil idosa de caráter permanente, organizado como espaços públicos legítimos de representação, mobilização, participação social e protagonismo no processo de conquista e defesa de direitos da pessoa idosa.

É um espaço público de afirmação da autonomia e do fortalecimento da sociedade civil idosa, garantindo sua legitimidade enquanto movimento social e de independência em relação ao Estado ou às iniciativas privativas de qualquer instituição, na perspectiva de sua dinamização permanente para todas as gerações.

O FÓRUM REGIONAL PERMANENTE DO IDOSO DE ERMELINO MATARAZZO E PONTE RASA tem como perspectiva democrática a participação da sociedade civil, que é fundamental para contribuir no desenvolvimento e efetivação das políticas públicas, defesa de direitos e cidadania da pessoa idosa.

FÓRUM REGIONAL PERMANENTE DO IDOSO DE ERMELINO MATARAZZO E PONTE RASA, têm o papel de exercer o controle social democrático com direito a informação, de viabilizar a mobilização e atuação da pessoa idosa enquanto sujeito protagonista, para agir na organização social desse segmento e de unificar lutas em prol da garantia dos direitos.

FÓRUM REGIONAL PERMANENTE DO IDOSO DE ERMELINO MATARAZZO E PONTE RASA compromete-se com estratégias de articulação entre os fóruns permanentes da sociedade civil pelos direitos da pessoa idosa e demais fóruns setoriais e de segmentos, na perspectiva de unificação das lutas com outros espaços públicos e movimentos sociais.

FÓRUM REGIONAL PERMANENTE DO IDOSO DE ERMELINO MATARAZZO E PONTE RASA reafirma-se como um espaço exclusivo da sociedade civil e se coloca como o lugar de reflexão, onde as demandas do setor se transformam em lutas e conquistas por direitos e políticas públicas na relação com o Estado e as outras instituições.

São Paulo, 15 de fevereiro de 2018.

FÓRUM REGIONAL PERMANENTE DO IDOSO DE ERMELINO MATARAZZO E PONTE RASA COM REUNIÕES MENSAIS, SEMPRE NA TERCEIRA QUINTA FEIRA DO MÊS, INICIALMENTE NO CRAS DE ERMELINO MATARAZZO, NA AVENIDA PARANAGUA Nº 1.492 – CENTRO.