O Novembro Azul é uma das campanhas de conscientização de saúde mais importantes do mundo, que nasceu no Brasil em 2011. Foi criada pela fundadora e presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida, Marlene Oliveira, inspirada pelo movimento australiano Movember (Moustache/November, em livre tradução Bigode/Novembro) e pela campanha internacional Outubro Rosa, para o câncer de mama.
Em pouco tempo, a campanha ganhou projeção e se transformou em uma ação de domínio público e foi abraçada por instituições governamentais, ONGs, empresas e pela sociedade civil, transformando-se em uma grande mobilização. Anualmente engaja milhões de pessoas em torno da prevenção de doenças que afetam os homens, em especial o diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Para celebrar os 10 anos do Novembro Azul, o Instituto Lado a Lado pela Vidalança a campanha “Cuide do que é seu”, com inúmeras ações, o 0800 do Homem, um canal de relacionamento por telefone e o Paciente 360, uma plataforma digital humanizada para apoiar o público masculino, que traz um vídeo interativo que simula uma consulta de um paciente com diagnóstico de câncer de próstata.
0800 do Homem
A partir do dia 3 de novembro, o Instituto LAL inicia seu atendimento pelo 0800 do Homem, pelo número 0800 222 2224. O serviço será mais um importante canal de comunicação com o público masculino, que conta com o portal do LAL, rico em conteúdo; o Fale Conosco, via e-mail; um serviço de atendimento por WhatsApp e os Mutirões da Saúde. De acordo com o Instituto, em 2020, ano impactado pela pandemia da covid-19 foram realizados 7.400 atendimentos por WhatsApp, 45% dos contatos foram feitos por homens que buscavam informações variadas sobre saúde, sendo a maioria para esclarecimento de dúvidas sobre sexualidade, impotência, lesões nos genitais e câncer de próstata.
O novo serviço de 0800 fará, prioritariamente, o atendimento telefônico dos homens de todo o Brasil, com o objetivo de tirar dúvidas, orientar e, ainda, ouvir o que esse público tem a dizer sobre a sua saúde.
plataforma Paciente 360
Também no dia 3 de novembro começa, em parceria com a plataforma Paciente 360, um canal interativo e humanizado para apoiar o homem que enfrenta o diagnóstico do câncer de próstata. Hospedado no website do Instituto, no canal interativo o internauta poderá acessar uma simulação de uma situação real de um paciente, do momento em que está na sala de espera, até o desenrolar da consulta com o médico.
Com base em uma história real, o vídeo reproduz toda a jornada de cuidado de um paciente, o Carlos do Pinhal (nome fictício), diagnosticado com câncer de próstata. O público terá oportunidade de interagir com o paciente virtual e entender todos os seus anseios, desde quando ele procurou um médico pela primeira vez, passando pelo diagnóstico, tratamento, exames realizados e o acompanhamento clínico. A jornada de cuidado também trará a importância e papel da família para conscientização, prevenção e tratamento da doença.