Associação Brasileira do Sono faz ação gratuita domingo 19/3 no Ibirapuera

dia-mundial-do-sonoSe você quer saber se o seu sono vai bem e como ele pode estar afetando o seu processo de envelhecimento, vá ao Ibirapuera, em São Paulo, no próximo domingo dia 19 de março, das 8h às 14h. Vários especialistas nessa área da medicina estarão lá, para lhe atender gratuitamente.

Hoje é o Dia Mundial do Sono e para esclarecer a população sobre a importância de dormir bem para a qualidade de vida é que esse evento, no Parque do Ibirapuera será realizado, com apoio da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Desde a última segunda-feira várias atividades vêm sendo feitas como Semana do Sono, pelas entidades representativas de especialistas na área: Associação Brasileira do Sono (ABS), Associação Brasileira de Medicina do Sono (ABMS) e Associação Brasileira de Odontologia do Sono (ABROS).

Alterações do Sono com o Envelhecimento

A melhor forma de avaliar o sono em idosos é a polissonografia. Existem controvérsias sobre quais alterações do sono do idoso são normais e quais são devidas às doenças que aparecem na idade avançada. Quando se estuda uma população de idosos, que não apresenta queixas de sono nem doenças neurológicas ou psiquiátricas, observam-se alterações no sono que podem atribuir-se ao envelhecimento normal. Isto quer dizer que, muitas queixas comuns nos idosos referentes ao sono, são normais para a idade, como os exemplos a seguir:

1) Redistribuição do sono: maior tendência a cochilos e sonecas durante o dia com diminuição do sono noturno.
2) Ocorrência de despertares durante o sono noturno, permanecendo um certo tempo acordados na cama. Aquela “queixa” de que acorda várias vezes durante a noite.
3) Demora para pegar no sono, leva mais tempo para dormir do que quando jovens.
4) Os idosos tendem a despertar mais cedo, permanecendo longas horas na cama de madrugada, bem cedinho.
5) Aumento do estágio superficial do sono, e por este motivo tem facilidade para despertar com qualquer barulho.
6) Diminuição do sono profundo.
7) Maior frequência de movimentos das pernas enquanto dormem (na Medicina conhecidos como “movimentos periódicos de pernas”).

Evento próximo domingo

São Paulo – Ação gratuita em parceria com a UNIFESP

Dia 19/03, das 8h às 14h

Local: Parque do Ibirapuera – em frente à Ponte de Ferro