Se você planeja fazer muitas viagens depois de se aposentar uma opção que vale a pena explorar é o Brasil. Sua cultura variada e paisagem tem muito a oferecer a expatriados. Tem quase 5.000 milhas de praias para escolher e o país não tem história de terremotos, tornados, furacões. É possível gastar cerca de 19% a menos no quesito alimentos e 33% no quesito habitação. Com R$ 8.195 no câmbio atual dá para se ter uma aposentadoria sossegada no Brasil.
Essas são algumas das observações que constam no artigo que o jornalista norte-americano Tim Parker publicou na última sexta-feira, dia 28 de agosto de 2015, no portal Investopedia, apontando alguns motivos para que os seus compatriotas pensem no Brasil como um destino para desfrutar depois da aposentadoria.
O colunista não esquece de destacar a geografia brasileira, a amabilidade dos brasileiros e o clima tropical como vantagens na escolha.
Ao comparar com os custos de Tampa, cidade da Flórida um dos destinos mais privilegiados pelos aposentados dos EUA, Tim Parker garante que os preços do Brasil são muito mais acessíveis. Ele destaca o Rio de Janeiro como uma cidade de escolha e garante que é possível gastar cerca de 19% a menos com alimentação e 33% com habitação. O jornalista faz um cálculo com a aposentadoria média dos EUA e diz que os R$ 8.195, no câmbio atual, dá para se ter uma aposentadoria sossegada no Brasil.
Parker, entre várias recomendações positivas, alerta para os problemas de segurança (índice do homicídio é três vezes maior que nos EUA) e faz comparações da assistência médica do Brasil e dos EUA. Ressalta como positivo o serviço público de saúde brasileiro, ser gratuito desde 1988, mas explica que os hospitais estão superlotados e estão sob um cuidado muito abaixo dos padrões de qualidade esperados.