Arteterapeuta Nancy Rabello lança o livro O desenho do Idoso dia 29/11

8B68 (2)A psicopedagoga Nancy Rabello que ministra cursos de Arteterapia em faculdades e tem uma obra consolidada voltada para o universo infantil, está lançando seu primeiro livro voltado para a atenção aos idosos.

O livro O Desenho do Idoso – As marcas e os simbolismos que o tempo traz foi escrito com a intenção de apresentar um material simbólico contido nos desenhos dos mais velhos e assim ajudar aos profissionais que trabalham na atenção aos idosos.

Nancy Rabello que mora em São Paulo, tem 64 anos, tem um filho e ainda não é avó, concedeu, na tarde de hoje, uma entrevista ao Jornal da 3ª Idade.

Jornal da 3a Idade – A senhora já tem uma obra dedicada ao universo infantil. Porque resolveu abordar a área do envelhecimento?

Nancy Rabello- Estes são os dois polos: a criança e o velho. Ao fazer palestras fui percebendo que nos adultos também trazemos simbolismos para o desenho. Eu faço a roda do desenho, aonde os adultos trazem seus desenhos, para que olhando para eles percebam o que ficou do seu desenho infantil. Com o passar do tempo fui percebendo que pouco se sabe sobre o envelhecer. Ainda é uma população muito pouco estudada, principalmente em relação aos desenhos, pois quando vamos crescendo, por inúmeros motivos, vamos deixando de desenhar.

Jornal da 3a Idade – Esse é o seu primeiro trabalho voltado para a Gerontologia?

Nancy Rabello– Sim este é o meu primeiro trabalho com este enfoque. Para realizar este estudo pedi orientação de uma gerontóloga, que me indicou livros que continham alguns itens que achava importante abordar, como memória, atenção, as instituições de acolhimento, casas de repouso. Fiz este trabalho unindo os conteúdos da gerontologia e embasada em Jung.

Jornal da 3a Idade– Para qual público seu livro é direcionado?

Nancy Rabello- Este livro é direcionado aos profissionais que trabalham nas instituições, isto é para os cuidadores, para os gerontólogos, e arteterapeutas que realizam atividades com esta população, pois eu creio que o desenho é uma linguagem, e desta forma, pode trazer alguns sentimentos que estão no inconsciente.

Jornal da 3a Idade – Como professora de formação, a senhora acredita que a linguagem do desenho é bem ensinada no Brasil?

Nancy Rabello- Tenho visto em minhas palestras o quanto os professores ficam encantadas e admirados com a linguagem do desenho. Também lamento quando vejo que muitos professores usam o desenho para que seus alunos fiquem quietos, quando terminam uma atividade e ficam esperando os demais. Na maioria das vezes estes desenhos vão direto para a lata do lixo. Isso significa que não tem conhecimento do poder do desenho enquanto revelador de sentimentos. Muitos professores, depois que assistem as minhas palestras começam ter um outro olhar para os desenhos. Eu sempre coloco que eles nos conta histórias.

Jornal da 3a Idade – A Arteterapia tem sido bem apropriada para tratamento com idosos?

Nancy Rabello – Existem muitos enfoques em relação ao trabalho do arteterapeuta. Os resultados dependem de como o arteterapeuta trabalha. O meu enfoque é para a melhoria da auto estima e para a busca do autoconhecimento. Creio que para os mais idosos com alguma demência ou acamados pode ser mais difícil desenvolver um trabalho. A arteterapia pode ser trazida nas casas de acolhimento para desenvolver vários aspectos, e usando diferentes recursos: trabalhar com a memora e a atenção e com as histórias de vida é muito importante.

Jornal da 3ª Idade- Quais os principais benefícios que ela pode trazer para os mais velhos?

Nancy Rabello- Penso que o idoso que está em uma casa de repouso ou numa creche de idoso, ou mesmo num asilo, quase sempre fica muito sozinho, poucas vezes recebe visita de suas famílias ou amigos, isso pode deprimi-lo, então devemos fazer com que o velho não fique passivo, no seu devaneio, só quieto vendo TV por exemplo. Fazer diferentes atividades podem lhe trazer uma melhor qualidade de vida. Isto significa fazer com que sua memória seja utilizada, sua atenção seja focada. Ter, portanto, um horário para fazer alguns trabalhos é superimportante.

Jornal da 3a Idade– Qual a sua expectativa em relação ao livro?

Nancy Rabello- Tenho a expectativa de que os profissionais possam se valer deste recurso para conhecer mais o idoso, que por vezes não consegue contar suas mágoas e suas tristezas, seus desejos, o que gosta e o que não gosta. Espero que seja uma contribuição para que os profissionais saibam reconhecer os principais simbolismos que podem ser trazidos nos desenhos.

Lançamento : O Desenho do Idoso – as marcas e os simbolismos que o tempo traz
Autora: Nancy Rabello,
Formato: 14 c 21 cm- 180 páginas
Editora Wak – R$50,00
Data: tarde de autógráfos dia 29 de novembro, no Café Elevado, na rua Dr Albuquerque Lins 489 , a partir das 14h30m