Alagoas lançou projeto Cuidando de Você contra a Violência aos Idosos

Secretaria de SegurancaCuidando de Você é o nome do projeto que foi lançado hoje de manhã em Maceió, Capital do Estado de Alagoas, numa iniciativa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Alagoas em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas e apoio da REALDI- Rede Alagoana de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa.

O trabalho, inédito no Estado, vai capacitar os funcionários públicos que atuam na área da Segurança Pública junto à população idosa, promovendo um trabalho de prevenção contra a violência e maus tratos e mais rigor no registro dos casos que infelizmente venham a ocorrer.

Alagoas é um dos Estados aonde aumentou muito o número denúncias de casos de violência contra a pessoa idosa, através do Disque 100.

Coordenadora do Projeto Cuidando de Você, a Assessora técnica do Núcleo de Prevenção à violência e Criminalidade da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Alagoas, Núbia Valéria da Matta Monteiro. Foto: divulgação
Coordenadora do Projeto Cuidando de Você, a Assessora técnica do Núcleo de Prevenção à violência e Criminalidade da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Alagoas, Núbia Valéria da Matta Monteiro. Foto: divulgação

Para contar sobre a iniciativa o Jornal da 3ª Idade conversou com a Coordenadora do Projeto Cuidando de Você, a Assessora técnica do Núcleo de Prevenção à violência e Criminalidade da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Alagoas, Núbia Valéria da Matta Monteiro.

Jornal da 3a Idade – O que vem a ser esse novo projeto conquistado pela REALDI?

Núbia Valéria da Matta Monteiro – O projeto Cuidando de Você representa a preocupação da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas com os maus tratos e a violência contra a pessoa idosa. Será a materialização das notícias do fato em ações do Estado. Ele tem como objetivo a responsabilização do agressor e a assistência a pessoa idosa vitimada. Construímos um fluxograma que possui uma demanda interna e outra espontânea. Intervenções integradas das Delegacias, Ministério Público, Defensoria Pública, CREAS e Pastoral da pessoa idosa estão presentes nos encaminhamentos que obedecerão ao fluxo ao qual o Projeto preconiza.

Jornal da 3ª Idade– Como será feita a capacitação dos policiais?

Núbia Valéria da Matta Monteiro– As Delegacias serão referência para o acolhimento desta demanda. Realizaremos uma capacitação composta por 3 módulos: a) O acolhimento da pessoa Idosa e as especificidades dessa população; b) A legislação e o c) fluxograma do Projeto Cuidando de você.

Jornal da Idade– Como se espera que os idosos sintam o resultado desse trabalho?

Núbia Valéria da Matta Monteiro– Em primeiro lugar que se sintam valorizados. Também acolhidos, já que o projeto abre dois caminhos para noticiar os maus tratos e a violência que estejam sofrendo. Que existem vários segmentos articulados para responsabilizar quem comete violência contra estes e a possibilidade real de encaminhamentos que preconizam seus direitos a uma vida digna.