ABP faz evento na Câmara Municipal de São Paulo pelo Dia Mundial do Parkinson

A ABP- Associação Brasil Parkinson realiza hoje, segunda-feira, 11 de abril, às 15 horas, no salão nobre da Câmara Municipal de São Paulo, um evento alusivo ao Dia Internacional da Doença de Parkinson.

Para a presidente da entidade, Drª Érika Tardelli, especialista e professora em Fisioterapia Neurológica no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, a cerimônia quer chamar a atenção para o problema de saúde pública, ainda pouco divulgado no Brasil.

O nome Doença de Parkinson foi sugerido pelo neurologista francês Jean-Martin Charcot, que deu continuidade ao trabalho de James Parkinson. A doença de Parkinson é a segunda doença neurológica mais frequente entre os idosos. Ela fica atrás somente da doença de Alzheimer. O número de acometidos pela doença é crescente com o envelhecimento da população, mas ela pode ocorrer em qualquer idade e ambos os sexos.

Mesmo com a defasagem nos dados, devido a desatualização do Censo Demográfico, os números são alarmantes. Estima-se que 1% da população mundial, acima de 55 anos, e 0,3% da população em geral tem Parkinson. No Brasil, o Ministério da Saúde calcula 200 mil brasileiros com a Doença de Parkinson.

Leia também:

Entrevista com a presidente da Associação Brasileira de Parkinson, Dra Erica Tardelli