
Um Abaixo Assinado foi postado hoje (26/11) na Internet está pedindo o adiamento da Eleição 2020 do GCMI-Grande Conselho Municipal do Idoso, que está marcada para o sábado, dia 5 de dezembro de 2020.
A votação desta vez está previstas para ocorrer de forma híbrida, com votação virtual e presencial em 23 equipamentos públicos.
Muitos problemas estão envolvendo essa eleição, que deveria ter sido feita em agosto e foi prorrogada por conta da necessidade de isolamento da pandemia.
A Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos, que é coordenada pela jornalista, Claudia Carletto, a quem o GCMI é vinculado, até hoje não apresentou um documento oficial que explique oficialmente porque não é possível adiar.
O GCMI não é um conselho deliberativo, só será a partir de 2022. O Conselho formado por conselheiros da sociedade civil e representantes do governo, que administram o Fundo Municipal do Idoso, continuaram funcionando normalmente durante a prorrogação do mandato, desde agosto. Inclusive estão assinando em pleno período eleitoral os contratos dos financiamentos de novos projetos. Então o primeiro adiamento não comprometeu os trabalhos.
O abaixo-assinado foi organizado depois da realização de assembleias regionais feitas pelo GCMI para apresentação dos candidatos de cada região, quando vários candidatos manifestaram sua concordância pelo adiamento do dia da votação.
A proposta é que os candidatos que se inscreveram pelas macrorregiões da cidade sejam mantidos, bem como toda a organização já feita pela Comissão Eleitoral. Somente a data seja adiada, até o começo do ano.
O motivo maior é o fato da maioria dos idosos estarem encontrando dificuldades para fazer a inscrição virtual, que foi disponibilizada num formulário grande e complexo. Assim quem não se inscrever terá que ir votar presencialmente.
Dessa maneira, uma semana depois de convocar os idosos a saírem de casa para votar nas eleições municipais, está sendo pedindo para que os idosos saiam novamente de casa para votar nas eleições do GCMI.
Quem quiser assinar o link é
Colegiado que reúne Fóruns da Zona Leste pedem adiamento
O Colegiado Leste, movimento que reúne os Fóruns da Pessoa Idosa de 10 distritos – Mooca, V. Prudente, Sapopemba, Itaquera, São Miguel, Penha, Ermelino Matarazzo, Itaim Paulista, Cidade Tiradentes, Guaianazes – também divulgaram na tarde de hoje um documento pedindo o adiamento das eleições.