Começa a valer hoje, 1º de fevereiro, a determinação do governo estadual, seguida pela prefeitura de São Paulo, de cancelar a gratuidade nos transportes para os idosos na faixa dos 60 a 64 anos.
Os cartões de Bilhete Único Especial das pessoas que não tiverem 65 anos completos hoje estão cancelados. Quem tiver idade inferior, mesmo estando perto de fazer aniversário, tem que adquirir um novo bilhete único comum e passar a pagar as passagens.
A pessoa idosa que tentar passar com o bilhete será advertida das novas determinações e será orientada a comprar a sua passagem. Não haverá tolerância nas catracas do Metrô e dos trens.
Nos ônibus, os motoristas estão sendo orientados pelas empresas a não deixar que idosos fiquem antes da catraca.
Para tirar um novo bilhete deve ser feito um cadastro na página na Internet da SPTrans, que o novo bilhete (comum) será enviado para o endereço da pessoa.
A decisão não é ilegal, já que o Estatuto do Idoso prevê a isenção de tarifas a partir dos 65 anos, mas é imoral, visto que, há muitos anos os idosos de São Paulo conquistaram, na prática, a alteração na faixa etária.
A Lei que dava direito aos idosos na capital era do ex-prefeito Fernando Haddad do PT (Lei 15.912 de 16 de dezembro de 2013). No âmbito estadual, quem tinha concedido o direito de circulação dos paulistas foi o ex-governador Geraldo Alckmin do PSDB, depois de protestos contra o aumento da tarifa que aconteceram naquele ano.
Bruno Covas “rasgou” diploma São Paulo Amigo do Idoso
Desde que o Governador João Dória e o Prefeito Bruno Covas tomaram essa decisão, no apagar das luzes de 2020, que a Justiça de São Paulo tentou derrubar essa nova determinação. Ambos os governos recorreram e conseguiram manter a retirada dos direitos dos idosos.
O Coletivo Defesa da Pessoa Idosa (CDPI), um movimento que reúne representantes de associações, entidades, sindicatos e diferentes segmentos de ativismo social, desde dezembro vem promovendo diferentes manifestações para tentar derrubar essa cassação de direitos dos idosos.
O CDPI está organizando mais um debate virtual para o próximo dia 10 de fevereiro. Na ocasião, especialistas em questões das cidades, vão debater o impacto na qualidade de vida dos territórios, com a retirada da gratuidade nos transportes, para quase 3 milhões de pessoas.