A cantora Elza Soares, com sua voz rouca inigualável, completa hoje 78 anos de idade e 65 anos de carreira.
Ela nasceu na favela da Moça Bonita, no bairro de Padre Miguel, no Rio de Janeiro, em 23 de junho de 1937.
Toda a sua biografia mostra uma mulher guerreira que desafiou inúmeras tragédias desde a infância. Elza era uma daquelas pessoas que tinha tudo para ter vivido pouco ou com muita tristeza, mas ao contrário sempre se superou e a imagem que passa para o público é de uma mulher de bem com a vida.
Elza Soares começou a cantar aos 13 anos, na mesma época que engravidou pela primeira vez. Aos 16 anos já tinha três filhos e aos 20 anos já estava viúva. Aos 29 anos deu a única filha, dos cinco que teve, para um casal criar, pois eles prometeram assim ajuda-la na criação dos demais, o que nunca aconteceu. Elas só se reencontraram há 10 anos.
Sua vida se tornou conhecida internacionalmente a partir de 1968 quando, aos 32 anos se uniu ao jogador Garrincha com quem viveu 16 anos e teve um filho. Garrinchinha o único filho do jogador que teve 11 meninas com a primeira esposa, morreu aos 9 anos de idade, de acidente automobilístico, quando ia visitar o túmulo do pai em Magé, no RJ.
A depressão pela morte do menino a levou a morar 10 anos no exterior, período em que fez shows pela Europa e Estados Unidos e que lhe deu a oportunidade de ser conhecida pelo mundo do jazz internacional.
Em 2000, foi eleita a cantora do milênio pela BBC de Londres.
Atualmente está casada com um homem bem mais jovem, seu empresário. Ela tem uma Fenix tatuada na batata da perna.
Porque eu sou uma delas, estou sempre renascendo de alguma coisa, disse outro dia a cantora.