Interfórum faz reunião hoje para discutir questionário pró JOMI 2023

Link da videochamada somente em 25/7/2022: https://meet.google.com/men-yfeo-gcg

O Interfórum, movimento que reúne coordenadores e lideranças dos vários Fóruns das Pessoas Idosas, da cidade de São Paulo, faz hoje, segunda-feira 25 de julho,  uma reunião virtual para debater o questionário criado para divulgar as seletivas para os Jogos Municipais do Idoso 2023.

De acordo com o Secretário Municipal de Esportes e Lazer, Cacá Vianna, serão feitos jogos regionais preparatórios, no período de 15 de outubro a 15 de novembro de 2022, nas cinco regiões da capital ( Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro). Ele cobrou uma iniciativa da sociedade civil no sentido de ajudar a mobilizar os idosos interessados em participar das atividades esportivas. O questionário que será amplamente divulgado, a partir de hoje, é a primeira resposta ao convite. A fase posterior será ajudar a criar as Comissões Regionais.

Desde 21 de junho, quando foi feita uma audiência pública na Câmara Municipal de SP, que representantes do Grande Conselho Municipal do Idoso de SP (GCMI), do Interfórum e de diferentes Fóruns vem se mobilizando para fortalecer essa aspiração dos idosos esportistas da cidade, de terem um campeonato organizado, amplamente divulgado e financiado pela Prefeitura.

A lei º 17.451, de 9 de setembro de 2020, sancionada pelo então Prefeito Bruno Covas, estabeleceu a inclusão do JOMI Paulistano na agenda oficial da cidade, mas a sua determinação nunca foi cumprida. Também está prevista na Lei a instalação de um Comitê de Organização dos JOMI,  responsável pela coordenação, planejamento, implementação, monitoramento e avaliação dos jogos, com a participação do GCMI  e paritária entre sociedade civil e secretarias municipais envolvidas.

Na terça-feira 12 de julho, o Secretário Cacá Vianna recebeu os representantes da sociedade civil, no seu gabinete, para conversar sobre o JOMI 2023 e colocou as providências que está determinando para que realmente os jogos do ano que vem sejam os primeiros conforme a lei. 

Link do questionário