Participantes do Espaço Conviver Boqueirão comemoraram o Dia Internacional do Idoso visita na área de lazer Ézio Dall'Acqua, conhecida na cidade como Portinho.
Para festejar o Dia Internacional do Idoso 50 frequentadores do Espaço Conviver Boqueirão, da Praia Grande, no Litoral Sul de SP, fizeram uma visita na área de lazer Ézio Dall’Acqua, conhecida na cidade como Portinho.
Durante o passeio, conheceram os participantes daquele núcleo de terceira idade conheceram os trabalhos que são desenvolvidos na Escola de Educação Ambiental e fizeram um passeio de barco na área do Mar Pequeno.
O passeio de barco incluiu uma visita aos manguezais da cidade, onde deságua o rio Piaçabuçu. O grupo ainda seguiu em direção a São Vicente, passando por baixo da Ponte do Mar Pequeno.
Essa experiência chamou atenção da aposentada Carmela Pereira Vieira, de 74 anos.
Ivani Santana Honorato, também de 74 anos, frequenta o Espaço Conviver Boqueirão há 6 anos e pela primeira vez conheceu o Portinho.
Valderez Soares dos Santos, de 70 anos, achou maravilhoso começar o dia com um passeio de barco.
Convivendo diariamente com idosos há cerca de 5 anos, a diretora do Conviver do Bairro Boqueirão, Solange Donizete de Carvalho disse que o melhor do trabalho com essa faixa etária é proporcionar o resgate da autoestima e o desenvolvimento de novas amizades entre eles.
“Se voltarmos no tempo veremos que o idoso de antigamente era uma pessoa que ficava à mercê da sociedade, em casa e cuidando dos netos. Hoje os idosos são pessoas ativas, mais saudáveis e que se sentem no direito de curtir a vida, se permitindo fazer coisas que antes ele não fazia, sendo um grupo que até movimenta a economia do País, afirmou a diretora do Conviver.
Trabalho intergeracional
Durante a tarde, os alunos das Escolas Municipais Porto das Artes, Roberto Shoji e Tereza Magri foram ao Lar São Francisco de Assis, onde moram cerca de 50 idosos, com mais de 70 anos. Os alunos leram histórias para os idosos durante toda a tarde.
Dia do Idoso
No Brasil, até 2006 o dia nacional do idoso era comemorado anualmente em 27 de setembro. Não se conseguiu apurar exatamente porque essa data tinha sido estabelecida. Alguns historiadores remetem a data de criação do primeiro asilo aberto no Brasil, em Recife, ainda no tempo do Império, para tuberculosos, que foi se transformando em abrigo para velhos (os velhos da época).
O dia 1º de outubro foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) na Assembleia Mundial sobre o Envelhecimento, realizada em 1982, na Áustria.
No Brasil, a Lei nº 11.443, de 28 de dezembro de 2006, além de instituir o dia 1º de outubro para as comemorações, determina que os órgãos públicos responsáveis pela coordenação e implementação da Política Nacional do Idoso se responsabilizem pela realização e divulgação de eventos que valorizem a pessoa idosa na sociedade.
Colaboração de texto de Luciano Agemiro/SECOM/PMPG