
O V Fórum Social Mundial da População Idosa, o IV Fórum Social Mundial das Pessoas com Deficiência (PCDs) e o II Fórum Social Mundial das Diversidades serão realizados de 27 a 31 de janeiro de 2020, em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.
A programação ainda não está totalmente fechada e até a próxima 4ª feira, dia 15 de janeiro, a organização estará recebendo propostas de participação. Segundo o coordenador do Comitê Organizador, Lélio Falcão, 60 atividades já estão acertadas, das mais de 200 que são esperadas.
Como no ano passado, a organização do eixo da participação social está sob a responsabilidade da Profª Jussara Rauth, Especialista em Gerontologia e Presidente do Conselho Estadual do Idoso do Rio Grande do Sul, que trabalhará dois grandes seminários: no dia 28 pela manhã “Respeito e Inclusão Social” e no dia 29 à tarde “Participação Social”.
As discussões sobre os idosos pretendem fazer uma análise crítica dos programas que estão sendo oficialmente trabalhados em todo o país: Cidades Amigas da Pessoa Idosa, o que tem como referência o Guia Global: Cidade Amiga do Idoso, da Organização Mundial da Saúde (OMS); Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa e Programa Viver – Envelhecimento Ativo e Saudável, ambos do do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (SNDPI/MMFDH). Todos os três programas trabalham com adesão dos municípios, todos os três fornecem selos para as cidades que aderiram e todos exigem a implementação de serviços para a população idosa.
Participação oficial de São Paulo
A cidade de São Paulo será apresentada como modelo de município com êxito na implantação do programa Cidade Amiga da Pessoa Idosa, com palestra da coordenadora da Coordenação de Políticas para Pessoa Idosa da Prefeitura de São Paulo, Sandra Gomes que estará acompanhada de parte da sua equipe.