Deputada Leandre,, deputada Lídice da Mata e Denis Bezerra,, representando o Brasil na Rede Mundial de Cidades e Comunidades Amigas do Idoso . foto: Instagran dep. Dênis BezerraDeputada Leandre, deputada Lídice da Mata e deputado Dênis Bezerra, representando o Brasil, na 1ª conferência Hispânica sobre Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas. foto: Instagran dep. Dênis Bezerra
A 1ª Conferência Hispânica sobre Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas que começou ontem em Madrid, capital da Espanha, tem três representantes da CIDOSO- Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados participando, representando o Brasil. Estão lá a presidente da CIDOSO- deputada federal pela BA, Lídice da Mata; deputado federal pelo CE, Denis Bezerra e a deputada federal pelo PR, Leandre dal Ponte.
A Organização Mundial de Saúde estabeleceu, em 2010, a Rede Mundial de Cidades e Comunidades Amigas do Idoso com o objetivo de criar espaços e serviços que promovam e facilitem um envelhecimento saudável e ativo das pessoas mais velhas.
No mundo são mais de 800 cidades, em 41 países, integrando a Rede de Cidades Amigas do Idoso. No Brasil somente quatro cidades têm a certificação internacional: Pato Branco, no Paraná; Porto Alegre, Vereanópolis e Esteio, todas no Rio Grande do Sul.