5º Encontro de Folias do Divino, de Mogi das Cruzes, SP, será dia 2 abril

 

cartaz_16No próximo sábado, dia 2 de abril, se realizará na cidade de Mogi das Cruzes, o 5º Encontro de Folias do Divino Espírito Santo, promovido pela Associação Pró-Festa do Divino, com a participação de 14 grupos de diferentes cidades.

As apresentações dos grupos ocorrerão na parte da manhã, a partir das 10h30m, no Largo do Rosário. O encerramento da festa será a noite com o  Show Folia & Viola, às 19h30, no Theato Vasques. A entrada é gratuita, mas a organização do evento pede que seja doado um quilo de alimento não perecível. A arrecadação será destinada para a Casa de Assis, entidade que presta assistência a moradores em situação de rua.

O evento que pretende manter viva a tradição dos grupos de folias, que estão disseminados por todo o território nacional, contará com participantes de: Ubatuba, Lagoinha, Santa Branca, Biritiba Mirim, Mogi das Cruzes, Arujá, Guararema, Guarulhos, São Paulo, com um grupo de cada cidade, e Salesópolis, com cinco grupos.

O coordenador do evento, Josemir Ferraz Campos, explica que as delegações serão recepcionadas com um café da manhã, na Associação Pró-Festa. Às 9 horas, o padre Thiago Cosmo fará uma bênção de abertura do evento. Em seguida, os grupos seguem para a concentração na Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, em frente ao Centro Cultural de Mogi das Cruzes. De lá, por volta de 10 horas, todos saem em cortejo em direção ao Largo do Rosário para as apresentações que deverão terminar até as 16 horas. O representante de cada um dos grupos receberá um troféu e todos os foliões receberão um certificado de participação.

Origem histórica da festa

A celebração do Divino Espírito Santo teve origem na promessa da rainha, D. Isabel de Aragão, por volta de 1320. A Rainha teria prometido ao Divino Espírito Santo peregrinar o mundo com uma cópia da coroa e uma pomba no alto da coroa, que é o símbolo do Divino Espírito Santo, arrecadando donativos em benefício da população pobre, caso o esposo, o rei D. Dinis, fizesse as pazes com seu filho legítimo, D. Afonso, herdeiro do trono. De acordo com os documentos, D. Isabel não se conformava com o confronto entre pai e filho legítimo em vista da herança pelo trono, pois era desejo do rei que a coroa portuguesa passasse, após sua morte, para seu filho bastardo, Afonso Sanches. Diante do conflito, a rainha Isabel passou a suplicar ao Divino Espírito Santo pela paz entre seu esposo e seu filho. A interferência da rainha teria evitado um conflito armado, denominado a Peleja de Alvalade.

Essas celebrações aconteciam cinquenta dias após a Páscoa, comemorando o dia de Pentecostes, quando o Espírito Santo desceu do céu sobre a Virgem Maria e os apóstolos de Cristo sob a forma de línguas como de fogo, segundo conta o Novo Testamento.

Missa na Capela do Divino é nesta segunda-feira

Toda última segunda-feira do mês, desde novembro de 2015, é realizada a Santa Missa na Capela do Divino, localizada atrás da Catedral de Santana, no Centro de Mogi das Cruzes. A próxima ocorrerá na próxima segunda-feira, 28 de março, a partir das 20 horas, com celebração do padre Thiago Cosmo da Silva, assessor eclesiástico da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes.

O músico Guilherme Dela Plata fará a animação musical durante a missa. Após a celebração os devotos ganham um café, oferecido pela Associação Pró-Festa do Divino. A proposta da Associação Pró-Festa do Divino e da Diocese de Mogi das Cruzes é fidelizar ainda mais a participação dos devotos na Festa do Divino Espírito Santo. Em abril, a Santa Missa será celebrada no dia 25 de abril.