Exposição “Lioness-Mulheres que inspiram” chama a atenção para o Outubro Rosa

Exposição fotográfica no Metrô Sé de São Paulo apresenta 30 mulheres que lutam contra o câncer de mama , sem perder a determinação de viver. Foto: Patrícia Amorim/divulgação

 Até o dia 31 de outubro estará em cartaz, na Estação Sé do Metrô de São Paulo, a exposição “Lioness – Mulheres que inspiram”, mostra fotográfica que busca ressaltar a beleza e a determinação de mulheres em tratamento contra o câncer. 

A iniciativa é da jovem arquiteta Patrícia Amorim, que foi diagnosticada com linfoma de Hodgkin em março de 2017. 

“Apesar do medo que senti e dos efeitos que o tratamento provocou – como a queda capilar, que mexeu com minha autoestima -, no final do meu tratamento, realizei um ensaio fotográfico que possibilitou o reencontro com a minha feminilidade e principalmente o amor-próprio. Esta experiência resultou na idealização do ‘Projeto Lioness’ para proporcionar o mesmo para outras mulheres”, destaca. 

A mostra é composta por 30 fotografias, ambas com legendas contando um pouco a história de cada lioness (leoa) retratada.

Rosa Cor da prevenção

O movimento Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, nos Estados Unidos. A data é celebrada anualmente, com o intuito de colocar o assunto em pauta na sociedade, estimular a participação da população, empresas e entidades com ações que contribuam no combate à doença, além de compartilhar informações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento para a redução da mortalidade.