
O ator, coreógrafo e diretor de teatro, João Butoh foi vencedor na categoria Curta, no “The Accolade Global Film Competition”, um renomado festival que aconteceu nos EUA, na semana passada, com a participação de 62 países.
João Butoh, que mora no Interior de São Paulo, ganhou com com Aleph, na categoria curta-metragem. Ele também concorria com o curta Believe, do grupo Delirivm Teatro de Dança, também criado por ele, formado por idosos cidade de São Simão.
Quero agradecer a todos que enviaram congratulações. Sim, estou muito feliz. Accolade é um festival muito competitivo. Atores e diretores ganhadores do Oscar competem pelos principais prêmios. Foi uma vitória muito importante. Sou muito grato a todos pelo apoio. De São Simão-SP para o mundo! Prometo avisar assim que o filme estiver disponível publicamente em alguma plataforma para ser assistido. Por enquanto estamos obedecendo as regras dos festivais de inédito até a estréia. Dediquei este meu primeiro filme ao meu grande amigo e diretor, Moisés Miastkwosky (1952-2014), com quem tive o privilégio de trabalhar inúmeras vezes. O prêmio saiu a dois dias de seu aniversário, declarou João Butoh.
João Roberto de Souza adotou artisticamente o nome de João Butoh, exatamente por ser o nome mais destacado, na América Latina, na arte do Butoh, o estilo de dança criado no pós-guerra no Japão que ganhou o mundo na década de 1970.
