Pesquisa "Onde estão os idosos? Conhecimento Contra o COVID-19, da FGV, organizada por Marcelo Neri.Pesquisa “Onde estão os idosos? Conhecimento Contra o COVID-19, da FGV, organizada por Marcelo Neri.
Para identificar onde estão os brasileiros idosos, apontados como os mais vulneráveis para adquirir a Covid-19 a FGV Social, da Fundação Getulio Vargas (FGV), divulgou hoje (8/04), um amplo mapeamento sobre onde estão os idosos no Brasil e no mundo. Coordenado pelo economista Marcelo Neri, o levantamento revela que Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul são os estados com maior número de pessoas com mais idosos no país. “O objetivo é ajudar o desenho de políticas para mitigar os efeitos mais graves da pandemia”, de acordo com Neri.
A pesquisa “Onde estão os idosos?Conhecimento contra a Covid-19” disponibiliza um amplo banco de dados interativo com mapas, rankings, tabuladores e simuladores de modelos estatísticos sobre anciões de diversas faixas etárias. Com ele é possível identificar a distribuição de renda e de educação, o acesso à moradia e aos meios de comunicação entre outras informações.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), pessoas idosas estão mais propensas a desenvolver um quadro severo da doença, e uma maior taxa de letalidade. Localizar os idosos é fundamental, dada a natureza mundial da crise do Covid-19 e a diferenciação de suas consequências nos diversos estratos sociais, econômicos e geográficos. O desafio é pensar global para agir local. Somos todos responsáveis pela proteção dos nossos idosos. A pesquisa disponibiliza um amplo e amigável banco de dados interativo com mapas, rankings, tabuladores e simuladores de modelos estatísticos sobre anciões de diversas faixas etárias. Permitindo estudar a distribuição de renda e de educação, o acesso a moradia e a meios de comunicação entre outras dimensões. O conjunto da obra permitirá a cada um dar respostas sobre o tema.