23º Jogos Regionais dos Idosos de São Paulo começam amanhã em São Sebastião e Sorocaba

Começa amanhã o JORI – Jogos Regionais dos Idosos, criados nos anos 90, e que esse ano chega na sua 23 ª edição, com mudanças significativas. Pela primeira vez terá duas aberturas simultâneas, em duas cidades: São Sebastião com cidades da 2ª Região Esportiva do Estado e Sorocaba com a representação dos municípios da 8ª Região Esportiva.

Na Secretaria Estadual de Esportes a divisão é feita por DRELs e IRELs-  Diretorias e Inspetorias Regionais de Esporte e Lazer, que não correspondem exatamente a divisão administrativa do Estado.

As etapas em 2019 voltam a ser realizadas até novembro, como nos anos anteriores. Em 2018, devido as questões da agenda da campanha eleitoral para o governo estadual, o JORI foi todo realizado no primeiro trimestre.

Realizados na forma de uma olimpíada, em cada uma das 8 etapas do JORI os idosos que participam das provas esportivas são chamados de atletas. O evento é aberto gratuitamente para qualquer pessoa do Estado que queira assistir.

As modalidades disputadas  em todas as etapas são: Atletismo (Masculino e Feminino);  Bocha (Misto); Buraco (Masculino e Feminino); Coreografia (Mista); Damas (Masculino e Feminino); Dança de Salão (Misto);  Dominó (Masculino e Feminino); Malha  (Misto); Natação (Masculino e Feminino); Tênis (Masculino e Feminino); Tênis de Mesa (Masculino e Feminino); Truco (Misto);  Voleibol Adaptado – Masculino/Feminino e Xadrez – Masculino/Feminino.

As etapas de 2019 são: 30/04 a 5 de maio em São Sebastião;  de 30/04 a 5 de maio em Sorocaba; de 14 a 19 de maio, em São João da Boa Vista; de 28 de maio a 02 de junho, em Santa Fé do Sul;  de 4 a 09 de junho, em Itapecerica da Serra; de 20 a 25 de agosto, em Matão; de 17 a 22 de setembro, em Lençóis Paulista; de 08 a 13 de outubro, em Osvaldo Cruz e a Final Estadual de 12 a 17 de novembro, na cidade de Jundiaí.

Os Jogos Regionais dos Idosos agora são de inteira responsabilidade da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo. Antes as atividades eram supervisionadas pela Secretaria de Governo, por meio do FUSSESP-Fundo Social de São Paulo, que tinha na figura da primeira-dama do Estado um apoio político fundamental para a movimentação dos fundos municipais e prefeituras.

Perda de apoio político

Embora continue sendo o maior torneio esportivo do Estado de São Paulo, que somente no ano passado envolveu mais de 8 mil idosos em todas as etapas, com 2800 atletas na etapa final, perdeu interesse político pelo atual governo estadual.

Pela primeira vez não será promovido e acompanhado pela primeira-dama do Estado. Pela primeira vez não terá a presença do Secretário Estadual de Esportes na abertura solene. O Secretário Executivo, Marco Aurélio (Chuí), participará da cerimônia de abertura de Sorocaba, e a Coordenadora de Esportes, Simone Bighette, estará na cerimônia de São Sebastião.

O Fussesp -Fundo Social de Solidariedade, que mudou o nome para FUSSP -Fundo Social de São Paulo, abriu mão do trabalho de atividade física com idosos. A esposa do governador, Bia Dória é presidente de honra e o presidente em exercício Filipe Sabará pretendem trabalhar mais com crianças.

Os profissionais da Secretaria de Esportes não comentam o peso político, mas festejaram a volta integral do controle dos jogos, garantindo que assim terão mais controle técnico sobre as competições.

A partir de amanhã o Jornal da 3a Idade segue as competições destacando os resultados das provas e o desempenho dos atletas. Acompanhe pelo link especial