Dr. André Fontana especialista em Implantes e Acupunturista

Dr. André Fontana Ferraresso, é formado há 28 anos como cirurgião dentista, formado pela USP de Ribeirão Preto há 28 anos. Professor de Implantodontia e Professor de Medicina Chinesa, com especialização na Saúde da Mulher. É Acupunturista e Quiropraxista e propietário da Clinica Fontana Odontologia. Foto: jornal3idade.com.br
Dr. André Fontana é formado há 28 anos como cirurgião dentista, pela USP de Ribeirão Preto. Professor de Implantodontia e Professor de Medicina Tradicional Chinesa, com especialização na Saúde da Mulher. É Acupunturista e Quiropraxista e propietário da Clinica Fontana Odontologia. Foto: jornal3idade.com.br

O conceito de achar normal uma pessoa envelhecer sem dentes ou com apenas poucos deles fica cada vez mais distante, toda vez que as estatísticas apresentam aumento na longevidade e a necessidade de todos se manterem ativos depois dos 60 anos.

Uma das maiores preocupações que os idosos colocam quando debatem sua condição de saúde é sobre o tratamento que gostariam de fazer para melhorar a boca e a dentição.

Embora existam iniciativas públicas respeitáveis, elas são poucas e isso faz com que a maioria da população tenha que realmente recorrer aos profissionais particulares. Por isso é importantíssimo que ao escolher o dentista, a pessoa idosa leve em conta a capacitação que esse profissional tem para entender a necessidades dos mais velhos e o quanto um sorriso pleno pode contribuir para a sociabilização e boa alimentação.

O professor de Implantodontia e cirurgião dentista André Fontana, proprietário da Clínica Fontana explica que atualmente existe uma ênfase para os implantes, considerada a melhor solução para os que já são idosos ou estão na fase envelhescente, mas que é fundamental uma avaliação de saúde do paciente antes qualquer intervenção. Segundo ele, essa avaliação é fundamental para o êxito do tratamento.

Jornal da 3a Idade Os idosos podem receber implante dentário, sem risco de problemas?

Dr. André Fontana Não são todas as pessoas que podem receber implantes dentários. É importante analisar cada caso de maneira muito particular. Por isso temos um tratamento diferenciado em nossa clínica, que trabalha o paciente idoso unindo duas medicinas de forma a lhe mais conforto antes e depois da correção.

Jornal da 3a Idade – O que significa a união de duas medicinas como vantagem no tratamento da terceira idade?

Dr. André Fontana – Na nossa clínica, atendemos todas as especialidades da Odontologia, mas temos um enfoque especial na Implantodontia. Como também sou acupunturista, somo os conhecimentos que tenho da Medicina Tradicional Chinesa na avaliação e tratamento geral das pessoas. Assim nossos pacientes têm uma avaliação global do seu estado de saúde, de como está a sua carga de energia e como o tratamento pode melhor ser efetivado. A vantagem de aliar as duas práticas é exatamente não olhar somente para uma parte do corpo, como faz a medicina ocidental e ampliar o tratamento para que ele seja complementar.

Jornal da 3a IdadeMuitos idosos têm medo de agulhas e deixam de aproveitar as vantagens de uma medicina que ajuda a tirar a carga de remédios. Como orientar os idosos para essa prática que já foi reconhecida pelo Ministério da Saúde?

Dr. André Fontana –  Nossa clínica teve essa preocupação e se equipou com o que existe de mais moderno para aliar o melhor da tecnologia da medicina ocidental com o conhecimento milenar da medina chinesa. Utilizamos além das agulhas, magnetos que são ímãs potentes e também o laser em substituição as agulhas. Temos alguns equipamentos que não existem em outras clínicas em Santo André.

Jornal da 3a IdadeQual a vantagem prática de somar o tratamento dos dentes com acompanhamento de Acupuntura?

Dr. André Fontana –  Uma pessoa que vem tratar os dentes em geral está tensa e com problemas de dores nas articulações, devido a tensão. A pessoa pode se beneficiar por completo se receber uma sessão de acupuntura, por exemplo, ou de outras práticas. Vai melhorar o quadro geral, não vamos nos preocupar somente em tratar o dente. O implante é a substituição de onde a pessoa não tem mais dente, pela substituição de parafusos metálicos de titânio que depois vão substituir as raízes dos dentes para colocarmos um dente em cima. Eu trabalho muito com dor, com disfunção de articulação. É preciso trabalhar esse paciente no seu aspecto geral.

Jornal da 3a IdadeÉ possível uma pessoa idosa chegar no seu consultório sem dentes e sair com um largo sorriso como se vê nas propagandas.

Dr. André Fontana – Sim isso é possível, desde que anteriormente tenham sido feitos exames provando que a pessoa não está com baixa resistência e que suas taxas estão equilibradas. É imprescindível um exame de  tomografia computadorizada para o planejamento e execução da cirurgia de implante. Para os cardiopatas, temos a opção de fazer tudo dentro de um hospital dia, com quem temos convênio.

Jornal da 3a IdadeMas e os valores para conseguir um bom trabalho? É acessível para as pessoas idosas?

Dr. André Fontana – Hoje com novas tecnologias e novos materiais está muito mais acessível que uns anos passados. Sempre é possível facilitar para que a terceira ida possa pagar de forma parcelada. Cada caso terá uma atenção diferente. O importante é que a pessoa possa voltar a ter uma boa mastigação e sinta-se confiante de sorrir e se apresentar em público.

Maiores informações na Clinica Fontana

ou diretamente com Dr. André Fontana pelo Whatsapp: (11) 94881-1891