1º dia da XIV Conferência Estadual do Idoso de SP em Águas de Lindoia

SONY DSC
 Mesa de abertura da XIV Conferência Estadual do Idoso de SP: a presidente do Conselho Estadual da Assistencia Social, Nicole Marianne de Paula Ferraz Hoedemaker; o Prefeito de Águas de Lindoia, Antônio Nogueira; o Secretario Floriano Pesaro, da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Social; o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Vitor Benez Pegler; a vice- presidente do CEI, a médica Claudia Fló e na tribuna  o presidente do CEI- Conselho Estadual do Idoso, Henrique Rubens Jerozolimski. Foto: Jornal da 3ª Idade

Mesa de abertura da XIV Conferência Estadual do Idoso de SP: a presidente do Conselho Estadual da Assistencia Social, Nicole Marianne de Paula Ferraz Hoedemaker; o Prefeito de Águas de Lindoia, Antônio Nogueira; o Secretario Floriano Pesaro, da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Social; o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Vitor Benez Pegler; a vice- presidente do CEI, a médica Claudia Fló e na tribuna o presidente do CEI- Conselho Estadual do Idoso, Henrique Rubens Jerozolimski. Foto: jornal3idade.com.br 

A abertura da XIV Conferência Estadual do Idoso de SP, promovida pelo Conselho Estadual do Idoso de SP e pela Secretaria Estadual do Desenvolvimento Social aconteceu na manhã de hoje, no município de Águas de Lindóia, para uma plateia de cerca de 500 pessoas que reuniu os delegados representantes de todas as regiões do Estado, autoridades, conselheiros, observadores e convidados.

O tema da conferência foi o mesmo que está sendo discutido em todas as conferências para idosos no país, orientado pelo CNDI- Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa: Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – por um Brasil de todas as Idades.

O evento foi aberto pela Fanfarra da Terceira Idade da cidade de Sumaré, que fica na Região Administrativa de Campinas e é regida pelo Maestro João Rivahil Bonanno.

Presidente do CEI-Henrique Rubens Jerozolimski apresentando a Fanfarra de Sumare, com  o Maestro João Rivahil Bonanno, na abertura da XIV Conferência Estadual do Idoso de SP.  Foto:
Presidente do CEI-Henrique Rubens Jerozolimski apresentando a Fanfarra de Sumare, com o Maestro João Rivahil Bonanno, na abertura da XIV Conferência Estadual do Idoso de SP. Foto: Jornal da 3ª Idade

A cerimônia oficial foi atrasada em quase duas horas, já que parte das autoridades convidadas tinham resolvido participar da assinatura da criação do conselho municipal da cidade anfitriã, no Umuarama, espaço de eventos de Águas de Lindoia, no mesmo horário.

                                 Quando começou, compunham a mesa de abertura: o Secretario Floriano Pesaro, titular da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Social; o presidente do CEI- Conselho Estadual do Idoso, Henrique Rubens Jerozolimski; a vice- presidente do CEI, a médica Claudia Fló; o Prefeito de Águas de Lindoia, Antônio Nogueira; a presidente do Conselho Estadual da Assistencia Social, Nicole Marianne de Paula Ferraz Hoedemaker e o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Vitor Benez Pegler.

Habilidade do Secretário Pesaro

O Secretario Floriano Pesaro usou do seu discurso para ressaltar o trabalho que São Paulo vem fazendo para os idosos e destacou o decreto assinado pelo Governador Geraldo Alckmin, em 13 de julho de 2015, obrigando as empresas estatais a destinarem até 1% do imposto de renda para o Fundo Estadual do Idoso.

Floriano Pesaro mostrou toda a sua eloquência ao contornar rapidamente o início de algumas vaias na plateia de abertura da conferência, para a sua declaração sobre as perspectivas de mudança da legislação que vai aumentar a idade da aposentadoria. Esse é um tema ainda tabu entre as lideranças idosas que nunca foram convidadas para um seminário esclarecedor sobre o assunto. Numa plateia com vários sindicalistas a declaração, ainda que correta pegou mal.

O que o secretário disse é o obvio: nenhum pais tem como aguentar aposentar uma pessoa sadia, sem ser portadora de deficiência incapacitante, aos 50 anos, quando ela tem uma expectativa de vida de mais de 80 anos de vida.

Uma emenda à medida provisória que institui uma regra progressiva para a, aposentadoria conforme a expectativa de vida da população brasileira, deverá ser votada ainda essa semana no Congresso Nacional, possibilitando a “desaposentação”. Se for aprovada, o aposentado que continuou trabalhando poderá fazer um novo cálculo do benefício, tomando por base o novo período de contribuição e o valor dos salários.

São Paulo Amigo do Idoso

A diretora executiva e ex-presidente do Conselho Estadual do Idoso, Marly Lautenschlager Cortez Alves apresentou o Projeto São Paulo Amigo do Idoso.  Foto: Jornal da 3ª Idade
A diretora executiva e ex-presidente do Conselho Estadual do Idoso, Marly Lautenschlager Cortez Alves apresentou o Projeto São Paulo Amigo do Idoso. Foto: Jornal da 3ª Idade

O Projeto São Paulo Amigo do Idoso, que envolve ações intersecretariais voltadas para a população idosa do Estado foi apresentado pela diretora executiva e ex-presidente do Conselho Estadual do Idoso, Marly Lautenschlager Cortez Alves. (reportagem).

Aprovação do Regimento

A programação mais importante do primeiro dia da XIV Conferência Estadual do Idoso de SP, como sempre ocorre em todas as conferencias, foi a leitura e aprovação do regimento interno que é o documento define as regras do evento. É sempre nesse momento que surgem as primeiras posturas políticas que vão conduzir o evento. E dessa vez também não foi diferente.