1º Circuito Brasileiro de Dança Sênior de 26 a 28 de agosto em Minas Gerais

dança sêniorNa próxima semana, de 26 a 28 de agosto de 2016, vai se realizar na cidade de Caeté, no Interior de Minas Gerais, o 1º Circuito Brasileiro de Dança Sênior.

Para Rosangela Dutra, coordenadora da Regional de Minas Gerais, Bahia e Ceará, da Associação nacional de Dança Sênior será uma oportunidade de reunir coordenadoras e grupos de todo o país.

Ainda existem vagas para quem quiser participar do evento que será no Tauá Resort Caeté.

Dança Sênior

Dança Sênior, atividade praticada em círculo, com músicas alegres e animadas, em geral com melodias que lembram cantigas do folclore tradicional de cada país cada vez ganha mais espaço nas programações para a terceira idade.

Sua realização vem sendo encarada como importante na prevenção de problemas motores dos idosos. O brasileiro gosta de dançar e por isso a modalidade vem envolvendo pessoas de vários grupos.

Idealizada na Alemanha, em 1974, ela foi trazida para o Brasil quatro anos depois. É praticada sentada ou em pé, de forma mais rápida ou mais lenta. Algumas professoras gostam de usar bambolês ou fitas para facilitar os movimentos dos idosos. Outras monitoras preferem que os movimentos saiam limpos, só com as mãos e os braços.

Vários médicos têm indicado a Dança Sênior para melhorar a força muscular, a coordenação motora, a postura e até para melhorar o sono.

Na sede da Associação Brasil Parkinson (ABP) no bairro da Saúde, em São Paulo, os ensaios da Dança Sênior, coordenados há vários anos pela psicóloga e gerontologia Clara Nakagawa, com portadores da doença, tem apresentado resultados concretos na melhora do equilíbrio das pessoas e na realização das múltiplas tarefas, algo difícil para os doentes.