

No próximo domingo, dia 11 de setembro, o Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos (CMDI) de Indaiatuba, cidade do Interior de São Paulo, realiza a 1ª Caminhada Contra Violência e Abandono de Idosos, dentro da programação do Setembro Dourado organizada para comemorar os direitos dos idosos.
O evento, com apoio da Secretaria Municipal da Família e do Bem Estar Social, começou na última quinta-feira, dia 1 de setembro e terá continuidade até o dia 24 de setembro.
O presidente do CMDI, o advogado Ricardo Bueno Reis explicou que o dia 1º de outubro foi declarado como dia mundial da pessoa idosa e que o Brasil, hoje tem hoje, milhões de pessoas acima de 60 anos. Ele destacou que parte da população brasileira tem um parente em idade avançada e que muitas vezes, a pessoa idosa se depara com problemas de saúde, abandono e maus tratos.
O secretário da Família e do Bem Estar Social Luiz Henrique Furlan, que representou o prefeito em exercício Antônio Carlos Pinheiro destacou que a sociedade está envelhecendo e é necessário que os idosos conheçam os seus direitos. “O município de Indaiatuba não é uma cidade pautada apenas para a construção de edifícios, mas sim no desenvolvimento de ações e atividades voltadas para o ser humano. A nossa população está envelhecendo e temos o dever de chamar a atenção para a questão do idoso e quais são as leis de proteção e também as doenças ligadas a idade”.
Antes das palestras da quinta-feira houve a apresentação das integrantes do grupo da 3ª idade “Vivendo e Aprendendo”, Odília, Cida, Ester e Paula, que fizeram uma apresentação com dança sobre circo. As integrantes já haviam participado da gincana cultural do Funssol, realizado dia 25 de agosto, no Ciaei.
No sábado, dia 3, às 10h, houve apresentação cultural no Lar dos Velhos Emmanuel, Rua Pedro Gonçalves, 106 – Jardim Pau Preto com apresentação Invernada Adulta, do CTG Tropeiros de Indaiá, Mágico Danilo Ulian.
A programação do Setembro Dourado