15 de Junho, Dia Mundial Contra a Violência ao Idoso, vamos fazer uma Marcha Virtual

Na impossibilidade, devido à pandemia da Covid-19, de se realizarem manifestações públicas, que todo ano marca o 15 de junho, Dia Mundial de Conscientização Conta a Violência a Pessoa Idosa, várias ações estão sendo programadas online.

No Centro da capital, o ato mais tradicional é a Caminhada Anual de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa do Município de São Paulo, organizada a partir de 2010, por iniciativa do GARMIC- Grupo de Articulação para Moradia de Idosos da Capital, liderado até hoje por Olga Leon Queiroga e pela Abaesp- Associação dos Bancários Aposentados de São Paulo, na época presidida por Maria da Glória Abdo. 

Desde a primeira, a Caminhada- que sempre foi acompanhada pelo Jornal da 3ª Idade- várias entidades aderiram à mobilização. Participaram nos últimos anos: Casa da 3ª Idade Tereza Bugolin; CRECI- Centro de Referência da Cidadania do Idoso; Movimento Idosos Solidários; Núcleo da Terceira Idade Entra que a Casa é Sua; Observatório da Longevidade Humana e Envelhecimento; RPDI- Rede de Proteção e Defesa dos Idosos, Pastoral da Pessoa Idosa e Coletivo Envelhecer, entre outras. 

Como participar da Marcha Virtual de 2020

É só mandar uma foto segurando um cartaz com uma frase (na horizontal) ou um vídeo curto, feito por celular (na horizontal) dizendo seu nome, sua entidade no caso de participar de alguma entidade é bom citar e falando a sua breve mensagem. Elas serão publicadas no site e nas redes sociais do Jornal da 3ª Idade.

Aqui as marchas que se realizaram a partir de 2017. As anteriores foram cobertas pelo jornal na versão impressa.

15 de junho Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa

O dia 15 de junho foi escolhido para ser o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, pela ONU- Organização das Nações Unidas e a OMS- Organização Mundial de Saúde.

O objetivo foi criar uma data para sensibilizar a sociedade de todos os países a elaborarem campanhas de combate à violência contra idosos.

A data também pretende disseminar o entendimento de que a violência contra os idosos também é uma violação aos direitos humanos.

No Brasil o governo federal tem o serviço do Disque 100 para acolher denúncias de violência contra pessoas idosas. Trata-se de um serviço gratuito, que funciona 24 horas por dia. A identidade de quem denuncia é preservada. Denúncias também podem ser feitas pelo portal Disque 100 ou pelo endereço eletrônico Disque Denúncia