Universidade da Pessoa Idosa de São Paulo fez a primeira aula de 2016

Aula inaugural da UAPI 2016. Mesa de abertura. Foto: Jornal da 3ª Idade

A aula inaugural da UAPI- Universidade Aberta da Pessoa Idosa de São Paulo, que é um projeto da Coordenadoria do Idoso da Prefeitura de São Paulo, em parceria com a UNIFESP, aconteceu ontem à tarde, no auditório da Uninove Vergueiro, com a presença de cerca de 400 pessoas, entre professores e alunos dos cinco espaços aonde funcionam.

A cerimônia foi prestigiada pelo Secretário Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Eduardo Suplicy, pela Reitora da UNIFESP, Soraya Soubhi Smaili, pela médica Guiomar Lopes Silva, idealizadora do projeto e pela professora Vânia d’Almeida, representando o campus da UNIFESP, que compuseram a mesa oficial.

Por ser realizada na véspera do Dia Internacional do Idoso, a solenidade ganhou o tom das comemorações e teve uma performance improvisada da atriz, Dirce Thomas dos Santos, que é professora de teatro, no Módulo Artes da UAPI. Ela interpretou um momento da escritora Carolina Maria de Jesus, autora de Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada, um livro que já foi traduzido em mais de 13 línguas e que trata da vida nas comunidades pobres de São Paulo.

A palestra principal ficou a cargo da pesquisadora de relações entre homens e mulheres, do Núcleo de Estudos da Mulher e Relações Sociais de Gênero da USP, a Professora Vera Soares que já atuou como secretária de Ações Temáticas da Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República. Ela que é autora de Muitas Faces do Feminismo livro falou sobre os direitos, a qualidade de vida, a autonomia e a participação das mulheres após completarem 60 anos.

UAPI

A UAPI é um projeto de formação voltado à terceira idade, organizado em três áreas principais – saúde, artes e humanidades. Criado com o objetivo de buscar a reinserção dos idosos num ambiente de ampliação de repertório, troca de conhecimento e interação social, Nas aulas do projeto consta, entre outros temas, nutrição e envelhecimento saudável, música e teatro, direitos humanos e tecnologia.

A UAPI tem cinco endereços de aulas: nos CEUS Aricanduva, Cantos do Amanhecer e Parelheiros, além dos campi da Unifesp de Santo Amaro e Vila Clementina.